26 de jun, 2026
O mercado livre de gás natural e o mercado de biometano estão crescendo mais rápido do que muitos previam, abrindo oportunidades de negócio e ajudando empresas em sua jornada de transição energética. Essa foi a visão compartilhada pelos participantes de um painel do Cheio de Gás, promovido pelo Brazil Journal.
Para o deputado Arnaldo Jardim, o caminho para essa expansão foi pavimentado por medidas como a Lei do Gás e o projeto Combustível do Futuro, que estabeleceram regulações em que o Governo é um regulador, “sem um papel estatal excessivo.”
O deputado também disse que os investimentos no biometano têm surpreendido positivamente. “Imaginávamos que ele pudesse ter um papel na descarbonização, mas não esperávamos que fosse tão rápido. E o sinal que foi dado não foi de subsídio, é outro caminho, o de mandato, que se revelou eficaz.”
O presidente da Gasmig, Gustavo de Marchi, disse que o nova gestão do Grupo Cemig voltou a valorizar o gás natural, avaliando até retomar estudos sobre usinas termelétricas e olhando com entusiasmo para o potencial desse mercado.
“Em 2023, nós tínhamos 7% de consumidores no mercado livre de gás. Hoje estamos beirando 70%. Então o mercado livre aconteceu de fato. Pelo menos na perspectiva de Minas Gerais se avançou bastante, e tenho notícias de outros Estados onde isso ocorreu.”
O chefe de estratégia da Edge, do Grupo Cosan, Diogo Simões, disse que a própria companhia é fruto dessa abertura do mercado, e hoje atende seus clientes com diversas fontes: gás onshore, do pré-sal, da Bolívia, da Argentina, biometano e small-scale GNL. “O mundo já decidiu que o gás vai fazer parte dessa transição e adição energética.”
Na Ultragaz, do Grupo Ultra, mais famosa pelo gás em botijão, o GLP, o biometano e o gás comprimido também entraram para o portfólio, disse o vice-presidente de Mercados da companhia, Guilherme Darezzo. “Nossa visão de transição energética para o Brasil é bem clara: ela não será construída por uma única fonte de energia. É uma complementaridade de soluções integradas.”
O Cheio de Gás teve patrocínio da Ultragaz, Edge, Origem Energia e Gasmig.