José Isaac PeresEnquanto o varejo de rua sente na pele os efeitos da economia fraca, os shoppings continuam performando relativamente bem — em parte puxados por alimentação, segundo executivos do setor.

A Multiplan, comandada por José Isaac Peres, acaba de divulgar que as vendas em seus 18 shopping centers somaram 3 bilhões de reais no segundo trimestre, uma alta de 15,2% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Já o varejo de rua, de forma geral, não tem conseguido crescer acima da inflação.

“Nem nos piores momentos de expectativa — como agora — os shoppings estiveram tão mal na realidade quanto o consumidor supostamente está,” diz um analista do setor.

Dentre os shoppings ‘maduros’, os que mais cresceram no trimestre foram o RibeirãoShopping (20,4%), o MorumbiShopping (16,5%), o DiamondMall (12,9%) e o ParkShopping (10,7%).

Entre os novos shopping centers da empresa, depois de um começo difícil o VillageMall está finalmente maturando melhor. As vendas no shopping de alta renda da Barra da Tijuca, no Rio, cresceram 91,8% em relação ao segundo tri do ano passado. Em seguida, veio o JundiaíShopping, com 28,6% e o ParkShoppingCampoGrande, também no Rio, com 22,4%.

Os três shoppings foram abertos no fim de 2012.

A participação das vendas dos novos shoppings sobre as vendas totais da Multiplan pulou de 7,8% no primeiro tri de 2013 para 10,8% agora.