Ao mediar um debate na Expert ontem, a jornalista Cristiane Corrêa resgatou o trecho de um email enviado por Guilherme Benchimol aos seus sócios na XP.
 
A data era 14 de maio de 2017, e, em virtude da venda da participação na empresa, os sócios estavam a poucos dias de colocar a mão numa liquidez que nunca haviam experimentado na vida.
 
Abaixo, a íntregra do email:
 
 
 
 
Pessoal,

Na semana que vem começaremos a receber a parcela da secundária com o Itaú, e cada sócio na sua proporção terá um relevante impacto na sua liquidez.  Dito isso, gostaria de lhes fazer algumas recomendações e dar alguns conselhos:

Lista de recomendações:

Não se metam a fazer a gestão do seu patrimônio de forma ativa. Isso tira o foco na empresa / metas e a maior parte das pessoas perderão dinheiro. O dinheiro não é para se “brincar” é para se investir a longo prazo, buscando preservação de capital e mitigação de risco. Procurem o seu assessor e construam suas carteiras de forma sustentável.

Se programem para que a liquidez se concentre na XP, já no D0. Tirem todo o dinheiro do banco do qual possuem conta corrente. Nós temos os melhores produtos e os bancos são nossos concorrentes.

Não participem de outros negócios ou investimentos “alternativos”. Fazer uma coisa bem feita já é difícil, duas então nem se fala. Nosso maior e mais promissor negócio são nossas ações e a perspectiva de crescimento da nossa empresa. Foquem!

Se mantenham humildes e não façam extravagancias. A humildade é uma qualidade empresarial que nos mantem acessíveis em todos os sentidos e com os pés no chão.

Lista de conselhos:

Não gastem o dinheiro nos próximos 12 meses, apenas o invistam. Aos poucos, comecem a se acostumar com a idéia de que estão mais líquidos.

Encarem esses recursos como um “seguro de vida” que trará tranquilidade para o seu futuro e os permitirá focar ainda mais no nosso projeto XP.

Fiquem próximos dos amigos de sempre.

Mantenham uma vida regrada, dedicada a família e com hábitos simples.

Evitem exibições nas redes sociais.

Gostaria de reafirmar a certeza de que o projeto da XP está apenas no começo e que ainda teremos muitos outros eventos pela frente.

No entanto, a minha maior convicção é a de estarmos construindo uma empresa sólida e geradora de dividendos.

Nossas ações serão cada vez fortes e será um prazer dividir esse crescimento com todos que merecerem.

É fundamental que vocês sigam inspirando nossa empresa e servindo de referência para todos nossos demais executivos.

abs