Bob IgerQuando viajou no mês passado para a Feira do Livro de Frankfurt, o editor da Intrínseca, Jorge Oakim, se viu obrigado a apostar no escuro.

Ao se reunir com uma agente literária inglesa, Oakim confirmou serem verdade os rumores de que Bob Iger, o aclamado CEO da Disney, estava escrevendo um livro.

Oakim perguntou à agente se poderia ver algum material sobre o livro.

Não havia nada.

Mesmo assim, o editor deu o ‘fechado’ na hora.  “Não é todo dia que você publica Bob Iger,” pensou.

O timing da publicação — entre o fim de 2017 e meados de 2018 — deve coincidir com os meses finais de Iger na Disney.  O CEO que transformou a casa de Mickey Mouse na companhia mais valorizada do setor de mídia deve se aposentar em 2018.  

Em seus 15 anos como CEO (até agora), Iger costurou as aquisições da Pixar, da Marvel Entertainment e da Lucasfilm, dona da franquia “Star Wars”, e conduziu a Disney a lucros recordes. A empresa vale US$ 157 bilhões na Bolsa de Nova York.

O livro não será uma autobiografia.  “Tudo que sabemos é que o tema é ‘liderança’,” diz Oakim.  “Eu acho que, para a estatura que o Bob Iger tem, sabemos muito pouco sobre ele.”

Liderança é uma palavra tão associável a Iger quanto o Tio Patinhas ao dinheiro.  Bill George, da Harvard Business School, escreveu recentemente na Fortune que “Iger não se consideraria um inovador na categoria de Walt Disney ou Steve Jobs, mas ele é um mestre em identificar, motivar e apoiar líderes criativos.” Esta, para George, é a característica que distingue Iger da maioria dos outros CEOs.

Oakim já fez outra aposta no escuro antes — que também se pagou regiamente.  Em 2010, comprou os direitos de um livro de John Green — então um autor já conhecido — sem ter visto sequer uma proposta, assim como no caso de Iger.  O livro que saiu desta aposta foi “A culpa é das estrelas”, que até maio deste ano já vendera 25 milhões de exemplares no mundo e 3 milhões no Brasil.

Esse será o segundo livro importante do mundo dos negócios que a Intrínseca publica.  Há dois anos, a editora lançou a biografia de Elon Musk escrita pelo repórter Ashlee Vance.  O livro já vendeu 20.000 exemplares — not exactly a blockbuster — mas Oakim diz que o livro tem uma curva de vendas diferente do padrão.  “Todo mês, esse livro ou vende igual ou cresce, na medida em que as pessoas descobrem quem é o Musk.”

Para descobrir quem é Iger, o leitor terá que esperar um ano.