Naji Nahas disse hoje que, ao contrário do que dizem, ele é um “investidor”, e não um “especulador” — rapidamente acrescentando que “não tem nada contra” quem é.

Mas, se tivesse que montar uma posição, Nahas estaria ‘short’ Brasil.

11764 3a2e2683 a84b 6adf 9f55 26d9b2e700cbO investidor participou de um evento para clientes da Genial Investimentos, e aproveitou boa parte da meia hora de conversa para contar sua versão da lenda que se criou a seu redor.

Nahas conversou com Guilherme Grumser, o sócio da Genial que é filho de Alfredo Grumser, o investidor famoso nos anos 80 por operar pesado com opções da Vale. Grumser — para Nahas, “meu querido Alfredo” — morreu em setembro.

Já no finzinho da conversa, Guilherme perguntou a Nahas o que ele estava achando do cenário do Brasil.

O investidor (ou especulador) disse que o Brasil tinha tudo para estar “bombando” porque é rico em commodities e há ampla liquidez mundial, mas está perdendo a chance mais uma vez por conta do atual governo.

“Está tudo a favor do Brasil, mas infelizmente a política que está acontecendo está prejudicando tudo. Você vai para fora [do País] hoje e fala do Brasil, ninguém quer ouvir falar do Brasil, quando podia ser o melhor momento para o País… É inacreditável!  É de doer o coração ver como estão jogando fora essa oportunidade”, disse Nahas.

Para Nahas, o país está perdendo mais uma chance única.

“Eu não estou otimista com o Brasil porque estou vendo a parte fiscal, as eleições, que estão chegando [e o Presidente] está com popularidade baixa e pode usar tudo que tem possibilidades só olhando para a eleição, e o País que se … que se ferra!”

“Não estou otimista sobre 2022, estou achando muito complicado”, disse Nahas. “Mas espero que eu esteja errado porque eu adoro o Brasil, estou aqui porque escolhi, apesar de tudo que fizeram comigo. Espero que os políticos abram os olhos e façam a coisa certa, mas estou pessimista.”

Nahas deu a sua versão dos episódios que o levaram a ser acusado de ‘quebrar a bolsa do Rio’, e também a tentativa de dar um córner no mercado da prata em Nova York.

“Eu nunca fui especulador, sou investidor, levei 16 anos para ser inocentado”, disse.

Recentemente, Nahas voltou ao noticiário por ter sido o anfitrião de um jantar organizado pelo ex-presidente Michel Temer para empresários. Um vídeo em que os dois caem na gargalhada após um humorista imitar o presidente Jair Bolsonaro viralizou.