Se você suspeitava que o mercado imobiliário andava mal, agora pode ter certeza.

Os analistas do BTG Pactual acabam de retirar a recomendação de compra para a Lopes e a Brasil Brokers, as duas corretoras de imóveis listadas na Bovespa.

As corretoras sempre foram vistas por boa parcela dos investidores como a forma “segura” de participar do boom imobiliário sem correr o risco das incorporadoras, e sem precisar de seu gigantesco capital de giro.

As coisas já vinham piorando há algum tempo, mas o alarme disparou mesmo no início do mês, quando a Brasil Brokers anunciou que as vendas do primeiro trimestre caíram 22% na comparação com o ano passado, com as vendas de imóveis novos caindo 26%. No primeiro tri, tanto Lopes quanto Brasil Brokers mal conseguiram dar lucro.

Em relatório para clientes divulgado esta manhã, o BTG diz que, mesmo depois da queda de 22% de ambas as empresas desde o início do ano, elas continuam caras, negociando a quase 20 vezes o lucro estimado para este ano.

O banco diz que as perspectivas de longo prazo para as empresas continuam boas, mas que o mercado imobiliário será difícil em 2014 e 2015.

Curiosamente, no fechamento de ontem, Lopes e Brasil Brokers caíram respectivamente 4% e 3%.

O downgrade das ações acontece um mês depois que o próprio BTG e a gestora Squadra Investimentos uniram esforços para começar uma agenda de reformas na Brasil Brokers, da qual são acionistas. Na lista: corte de custos e a busca por mais eficiência.