A Cosan está botando um pé no minério de ferro, alavancando sua expertise em logística portuária e de gestão para criar uma mineradora integrada em sociedade com Paulo Brito, o fundador e controlador da Aura Minerals, fontes a par do assunto disseram ao Brazil Journal.

Um anúncio é iminente.

A decisão de investimento vem três anos depois de Rubens Ometto considerar a compra de uma participação minoritária na Vale que transformasse a Cosan num acionista de referência da mineradora. 

10560 71c7f80c 8eb0 9f1b 3739 9289fe6880a5A Cosan terá 37% do novo negócio e controle compartilhado da nova companhia, por ora chamada de JV Mineração. Como parte da construção do novo negócio, a Cosan está comprando pelo menos 49% de um porto em São Luís por um valuation total de R$ 720 milhões, que será integralizado na JV. 

O porto pertence à China Communications Construction Company Limited (CCCC) e outros acionistas minoritários, incluindo a família do incorporador Walter Torre e seu sócio Paulo Remy. 

A JV Mineração detém direitos de exploração de pelo menos três projetos minerais no Pará, que até agora estavam na holding de Paulo Brito. Além de contribuir o porto, a Cosan fará contribuições de capital ao longo da vida do projeto.

A JV deve começar a operar em 2025: o primeiro projeto mineral a ser explorado ficará em Paraupebas, no Pará, e se conectará ao porto pela Estrada de Ferro de Carajás e/ou um minerioduto.

O CEO da nova companhia será Juarez Saliba, um veterano da Vale e da CSN e um dos maiores conhecedores do setor.  Julio Fontana, o ex-CEO da Rumo, será conselheiro e consultor sênior da JV Mineração.

A entrada na mineração é o primeiro de uma série de novos negócios que Rubens Ometto pretende iniciar, as fontes disseram. Para isso, a Cosan vai criar uma holding chamada Cosan Investimentos, que vai se associar a parceiros em projetos específicos.