X

Voltar

A VirtuGNL reduz as emissões da frota pesada e a importação de diesel

24 de fev, 2025

Nesse episódio de POWER, Adriano Pires recebe José Moura, o fundador e chairman da VirtuGNL, para conversar sobre a trajetória e os planos da empresa que está revolucionando o transporte através do uso de gás natural liquefeito nos motores dos caminhões.

A VirtuGNL nasceu com o objetivo de levar o GNL da Eneva do Campo de Azulão para uma térmica em Roraima. Hoje, a empresa já fatura mais de R$ 200 milhões operando logísticas estratégicas para clientes como Vale e Suzano.

No videocast, Moura explica as diferenças entre GNL e GNC (o Gás Natural Comprimido), destacando a popularização do GNL em países continentais como China e EUA. Ele também fala sobre a verticalização da cadeia de distribuição, com a VirtuGNL desenvolvendo sua própria frota e futuramente atuando no abastecimento de caminhões de terceiros.

O objetivo é ampliar o uso do GNL, um combustível mais limpo e de fornecimento seguro, reduzindo as emissões da frota pesada no Brasil e a importação de diesel.

Também abordou os riscos do negócio, como questões regulatórias na relação com as distribuidoras de gás e com os fornecedores de GNL. 

José Moura fala das vantagens dos caminhões a GNL, como uma autonomia de 1200 km e eficiência, e a importância de uma rede extensa de abastecimento para viabilizar a expansão da frota. 

Também disponível no Spotify:

Siga o Brazil Journal no Instagram
Seguir