O empresário Rubens Menin — controlador da MRV Engenharia, do Banco Inter e da Log Commercial Properties — chegou a um acordo para comprar seu sócio minoritário na CNN Brasil, o jornalista Douglas Tavolaro.

10781 81ce1fa4 bc22 bb06 b619 20fe5631ac8bDouglas, o CEO da empresa, está deixando a companhia. Ele era dono de 35% da emissora e está nos EUA tratando da aprovação do negócio junto à CNN.

O anúncio foi feito por volta do meio-dia aos funcionários da emissora, e um novo CEO deve ser anunciado em breve.

O divórcio entre Rubens e Tavolaro — ex-chefe de jornalismo da Rede Record, do Bispo Edir Macedo — acontece num momento em que a CNN Brasil se consolidou como uma alternativa ao jornalismo da Globo News, e num momento de polarização extrema da política nacional.

A transação significa que um dos empresários mais bem sucedidos do País agora terá os dois pés numa nova indústria em que os ativos têm trocado de mão com frequência. 

Há dois anos, o empresário Fábio Carvalho, apoiado pelo BTG, comprou a Editora Abril. No fim de 2019, o próprio BTG comprou a revista Exame.  E, mais recentemente, Chaim Zaher, que fez fortuna na educação, comprou três emissoras de TV e sete emissoras de rádio da NovaBrasilFM. 

A CNN Brasil foi ao ar em 15 de março de 2020 com um business plan que previa um investimento de US$ 100 milhões ao longo de cinco anos.

Rubens já colocou uma parte substancial deste montante, mas, apesar de um 2020 abaixo do esperado graças à pandemia, não deve precisar fazer novos aportes. A CNN Brasil já tem mais de R$ 500 milhões em commitments de anunciantes para períodos que variam de um a três anos, anunciantes com trânsito junto à emissora disseram ao Brazil Journal.

Abaixo, a íntegra do comunicado interno, assinado por Rubens:

Time CNN, 

Tenho um importante anúncio para todos. O jornalista Douglas Tavolaro deixa a presidência da CNN Brasil. Tavolaro se dedicará a projetos editoriais nos Estados Unidos. Ele também vendeu sua participação societária para minha família, que passa a deter a totalidade do capital da CNN Brasil em uma transição de consenso e amigável. O novo CEO será anunciado nas próximas semanas. Além de manter os elevados padrões editoriais e éticos da empresa, ele também será responsável por liderar os investimentos em novas áreas e manter a trajetória de inovação e sucesso da CNN. Para garantir uma transição perfeita, Douglas e o novo CEO trabalharão juntos por um período de 90 dias. 

Em nome de todos, eu gostaria de aproveitar para agradecer ao Douglas e reafirmar a importância que ele teve para a CNN Brasil desde a concepção do projeto. Seu desempenho liderando o nosso talentoso time de profissionais foi fundamental para consolidar a empresa como uma das principais e mais premiadas operações jornalísticas do país. Reitero também o meu compromisso com a independência da emissora, destacando o papel fundamental do nosso Conselho Editorial. Vocês contam com o meu total apoio para continuar praticando o jornalismo independente e imparcial que sempre nos caracterizou e que é reconhecido. Conto com vocês para voos ainda maiores!

Muito obrigado. 

Rubens Menin