A Qualicorp vai começar a vender os planos de saúde da Notredame Intermédica no segmento de adesão — uma parceria comercial que fortalece seu portfólio de produtos no mercado de São Paulo e mostra que o CEO Bruno Blatt está arregaçando as mangas para monetizar um dos canais de distribuição mais poderosos do setor de saúde.

A ação disparou quase 8%, para R$ 29,67.

A leitura do mercado é que o acordo inaugura um novo momento na Qualicorp, que tem se mostrado mais flexível e aberta para parcerias comerciais. 

“A Qualicorp tem um poder de distribuição muito grande, mas que estava sendo mal usado… a empresa estava deixando muitas oportunidades na mesa,” diz um analista cuja gestora tem posição na companhia. “Esse acordo com a Intermédica é um sinal forte de que isso mudou.”

A Intermédica dá à Qualicorp uma alternativa à SulAmérica, com quem a corretora sempre teve uma ótima relação e é responsável pela maior parte das vendas da Qualicorp em São Paulo. Mais conhecida por seus produtos premium, a SulAmérica recentemente lançou o plano Direto, que tem uma rede mais restrita e preço mais acessível. 

A falta de mais produtos populares na prateleira da Qualicorp era vista como um problema, já que na crise o consumidor tende a fazer um movimento de downtrade. 

Apesar do anúncio de hoje envolver a venda no segmento de adesão, a leitura do mercado é de que ele vai fortalecer a parceria entre as duas empresas no segmento PME — num momento em que a Qualicorp tenta tornar seu canal mais abrangente, aumentando a participação das PMEs na base de clientes. 

Mas o acordo vem com limitações. 

A Qualicorp só poderá vender os planos da Intermédica para as chamadas redes fechadas — entidades profissionais como a OAB, onde é mais fácil evitar a seleção adversa, e que hoje respondem por mais de 60% de suas vidas.

Além disso, somente a força de vendas da própria Qualicorp poderá oferecer o produto, aparentemente uma estratégia para controlar mais de perto o perfil dos clientes e, por consequência, a sinistralidade. 

No mercado, a impressão é de que a parceria anunciada hoje deve ser a primeira de muitas.

A Qualicorp publica seu resultado do segundo trimestre na terça depois do mercado.