Um incêndio numa das principais fábricas de cloro dos EUA está colocando em risco um dos últimos prazeres que a pandemia ainda não tirou: dar um mergulho na piscina. 

O incêndio na planta da BioLab, na Louisiana, aconteceu em outubro do ano passado, mas avacalhou de tal forma o ‘supply chain’ do produto que seus efeitos ainda serão sentidos ao longo do verão americano, entre julho e agosto.

Os preços do cloro subiram 38% em março, na comparação anual, e a expectativa é de uma alta de 58% de junho a agosto, segundo a consultoria IHS Markit.

No mês passado, a Goldman Sachs conversou informalmente com 11 varejistas de artigos de piscina: todos disseram que o preço do cloro estava disparando e que havia risco de eles não terem o produto no verão, o pico da demanda.

Semana passada, o banco conversou com outras dezenas de varejistas do setor para um update da situação — e descobriu que nada mudou de lá para cá. 

“Das 26 lojas de piscina com as quais conversamos, 15 expressaram incerteza ou dúvida quando perguntados se teriam cloro suficiente para o verão. Eles apontaram ainda para uma falta de baldes de plásticos causada pela desaceleração de alguns fabricantes pela covid,” escreveu a analista Kate McShane. “Isso tornou mais difícil a venda de determinados volumes de cloro pelos varejistas e levou fornecedores a entregar o cloro em sacos ou em baldes com tampas de cores diferentes.”

A maioria dos entrevistados que a oferta melhorou um pouco, mas o custo permanece em alta.

A Pool Corp., uma das principais distribuidoras americanas do setor, comentou sobre o problema no ‘supply chain’ em sua última call de resultados, na semana passada. 

“O preço do dicloro e do tricloro (tabletes de cloro), o produto mais impactado pela escassez, está em alta de 60%,” disse o CFO Mark Joslin. “Provavelmente o impacto no nosso balanço vai continuar elevado porque a indústria deve sofrer com a escassez durante toda a temporada.” 

Mas nem tudo está perdido. Para não perder o verão, muitos americanos estão usando a criatividade — apelando para o sal na hora de higienizar a piscina.