Roberto Mendes, que fez amigos no mercado como CFO da Localiza por 32 anos, morreu hoje após lutar contra um câncer no pâncreas.
 
Ele tinha 67 anos.
 
Roberto Antônio Mendes começou sua carreira na Arthur Andersen em Belo Horizonte e trabalhou na Mendes Júnior — tanto no Brasil quanto no exterior — antes de se tornar CFO da Localiza em 1985.  Trabalhou em todos os eventos cruciais da vida da companhia:  o investimento de private equity do DLJ em 1997 e o IPO em 2005, e sempre esteve envolvido na estratégia.
 
Ao deixar o cargo em 2017, continuou como ‘senior adviser’ e membro do comitê de auditoria e risco.  Quando Salim Mattar deixou a companhia para ir para o Governo, Roberto assumiu sua cadeira no conselho.

Após passar o último ano em tratamento no Hospital Sírio Libanês e em internações sucessivas no hospital Mater Dei, Roberto parecia estar vencendo a doença, mas nos últimos 45 dias seu estado piorou.
 
“Foi um guerreiro, muito dedicado à família e ao trabalho,” disse Eugenio Mattar, seu chefe e amigo por décadas. Em homenagem, a Localiza desceu a bandeira do Brasil que fica em frente à sua sede a meio mastro.
 
Quando se aposentou, Eugenio disse ao amigo para viajar e se divertir. Não adiantou. Além da Localiza, Roberto aceitou convites para os conselhos da Hapvida, do Hermes Pardini e da Pottencial Seguradora, e foi membro do conselho da BRF até recentemente.  “Ele se divertia trabalhando.”
 
A Hapvida disse que perdeu “um ser humano excepcional,” e que Roberto desempenhava um papel fundamental não só como membro do conselho, mas também como coordenador do Comitê de Auditoria, Riscos e Compliance e do Comitê de Finanças e Mercado de Capitais.
 
Roberto deixa mulher, um filho e saudade entre muitos.