Santander A sociedade civil ainda está digerindo e tentando reagir ao clima de intimidação criado com a demissão de um analista do Santander que associou a reeleição da Presidente Dilma a um cenário de Bolsa em queda e dólar em alta .

A Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec) acaba de emitir uma nota lembrando que “a atividade de analista de valores mobiliários é regulada por dispositivos legais, os profissionais seguem Código de Conduta e são submetidos à fiscalização.”

Continua a nota: “A Apimec é entidade apartidária e defende a liberdade dos analistas de valores mobiliários em emitir parecer de forma fundamentada e com independência. Cabe aos detentores de recursos avaliar os pareceres técnicos como forma de obter informação para apoiar suas decisões de investimento.”

Outro grupo que representa uma outra parte do mercado, a Amec, distribuiu um email dizendo que apoia a manifestação da Apimec.

A Amec reúne 63 investidores institucionais, locais e estrangeiros, que administram cerca de 500 bilhões de reais em fundos de ações.