A Penske Media — dona das revistas Rolling Stone, Billboard e Variety — comprou 50% do capital do South By Southwest, um dos maiores festivais de tecnologia, música e filmes dos Estados Unidos, em mais uma aposta na volta à normalidade no pós-covid.

A transação vem num momento delicado para o SXSW, que acontece anualmente no Texas. Em março de 2020, o festival teve de ser cancelado de última hora por conta da covid, causando perdas milionárias para os organizadores — o seguro não cobria o cancelamento por pandemia. Este ano, os organizadores fizeram um pequeno evento online e a expectativa é voltar ao presencial em 2022. 

Segundo o The Wall Street Journal, a Penske fará um investimento estratégico na SXSW em troca de 50% do negócio, hoje controlado pelos mesmos empreendedores que criaram o festival em 1987. Apesar de perder o controle, os fundadores continuarão à frente do festival. 

Os termos da transação não foram divulgados — provavelmente porque a Penske pagou barato. Antes da pandemia, o festival gerava uma receita anual de mais de US$ 100 milhões e havia sido lucrativo pelos últimos 10 anos.  

A Penske foi fundada em 2004 por Jay Penske, herdeiro de um império de produtos para carros e caminhões criado por seu pai. A Penske é dona de um portfólio de publicações sobre música, cinema e entretenimento, abrindo possibilidades de cross-selling entre o festival e as marcas da Penske.