As dez lições abaixo foram extraídas de uma apresentação preparada por Eric Schmidt, o ex-CEO do Google.

 

1. O cargo faz de você um gestor.

São as pessoas que fazem de você um líder. Para ser um bom líder, você precisa primeiro ser um gestor excelente. Conquiste respeito, não o demande.

2. Foco nas pessoas.

A prioridade número um de todo gestor deve ser o bem estar e o sucesso das pessoas.

3. Comece com relatos de viagem.

Para se relacionar melhor com os membros da equipe, inicie as reuniões falando sobre viagens e outros assuntos pessoais, não relacionados com trabalho.

4. Melhor ideia, não o consenso.

O trabalho do gestor é desenvolver um processo de decisão que garanta que todos os lados sejam ouvidos e considerados e, se necessário, romper laços e tomar decisões.

5. Lidere com base em princípios.

Defina os “primeiros princípios”, as verdades imutáveis que são o alicerce da companhia ou do produto, e ajude a guiar a tomada de decisão a partir desses princípios.

6. Gerencie o “gênio excêntrico”.

Gênios aberrantes – pessoas de alta performance mas que são difíceis de lidar em grupo – devem ser tolerados e até protegidos, desde que o seu comportamento não seja anti-ético ou abusivo e aquilo que ele entrega compense o impacto que tal comportamento venha a gerar nos colegas e na equipe.

7. Dinheiro não significa apenas dinheiro.

Compensar direito as pessoas é uma demonstração de amor e respeito e reforça os laços delas com os objetivos da empresa.

8. Construa um invólucro de confiança.

Ouça atentamente, pratique candura e seja um evangelista do encorajamento acreditando nas pessoas mais do que elas próprias.

9. Treine apenas quem é treinável.

Os traços que tornam alguém treinável incluem honestidade e humildade, persistência e vontade de trabalhar e uma abertura para o aprendizado.

10. Sem distinção entre fazer e falar.

Seja implacavelmente honesto e cândido, equilibre feedback negativo com demonstração de que você se importa, dê feedback o quanto antes e, quando tiver que dar feedback negativo, o faça de forma privada.