X

Voltar

Follow the Money: “Mobilização dá certo”, diz Emerson Kapaz

3 de out, 2025

O comércio ilegal – que inclui atividades como contrabando, falsificação e pirataria – movimentou quase meio trilhão de reais em 2024, um valor que aumenta ano a ano. Operações como a Carbono Oculto são fundamentais para desmontar esses esquemas ilícitos, mas não suficientes, disseram os palestrantes de um dos painéis do evento Follow the Money, realizado pelo Brazil Journal.

Emerson Kapaz, que dirige o Instituto Combustível Legal, destacou a aprovação de leis, como a do devedor contumaz, que passou no Senado logo após a Carbono Oculto, depois de oito anos de tramitação. “A mobilização dá certo,” afirmou. “Não podemos deixar a temperatura baixar,” completou Adriano Pires, fundador do CBIE.

Para Pedro Turqueto, o CEO da Copa Energia, é preciso haver mais esforços para prevenir a entrada do crime organizado em negócios formais. “É como acontece com a nossa saúde: operamos quando necessário, mas não é o que queremos. Precisamos prevenir.”

Alexandre Nogueira, o CEO da Light, afirmou que a empresa vem buscando novas maneiras de operar para tentar reduzir as perdas com furtos de energia.

O Follow the Money aconteceu no último dia 1 em São Paulo e teve o patrocínio do ICL, da Copa Energia e do Grupo Ultra. Os vídeos de todos os painéis estão sendo publicados no site do Brazil Journal.

Siga o Brazil Journal no Instagram
Seguir