St. Marché na gôndola

Os empresários Victor Leal Jr. e Bernardo Ouro Preto estão sondando o mercado para uma eventual venda da rede de supermercados St. Marché e do Empório Santa Maria. Os dois também são sócios da franquia brasileira do Eataly.

Os fundos de private equity chorando sobre as Havaianas derramadas agora já têm outro assunto para passar o tempo.

Sucessão no Bradesco

Randal Zanetti, que fundou a Odontoprev e mais tarde a vendeu ao Bradesco, deve substituir Marco Antonio Rossi no comando da Bradesco Seguros, onde já era o vice-presidente. Zanetti já estava como substituto interino, e deve ficar como definitivo. Luiz Carlos Trabuco 

Como se sabe, a morte de Rossi num acidente aéreo há duas semanas obriga o Bradesco a repensar o xadrez da sucessão.

Rossi era tido como o sucessor natural de Luiz Carlos Trabuco na presidência.

No banco, a maior aposta hoje é de que o prazo regulamentar para a aposentadoria de Trabuco seja esticado, permitindo que ele fique mais tempo no comando.

Sandálias da humildade

As ações da Alpargatas despencaram 8% ontem depois do anúncio da venda da empresa para a J&F Investimentos, dos irmãos Joesley e Wesley Batista.

Com a notícia de que os Batista vão manter no cargo o atual CEO, Marcio Utsch, a leitura do mercado foi de que a era de corte de custos e otimização de canal de vendas, que muitos esperavam , não vai acontecer.

“Se qualquer fundo de private equity tivesse comprado [a Alpargatas], a ação subiria, mas eu tenho medo que eles embarquem agora naquela estratégia de expansão internacional que sempre foi defendida pelo Marcio,” disse um gestor que conhece bem a empresa mas não estava posicionado.

A Alpargatas PN negociou 2,4 milhões de ações, contra uma média diária de 350 mil.

Diário do ativismo

Vai copiar? Carl Icahn comprou 7% da Xerox, cujas ações estavam em queda de 22% este ano. Quer assento no conselho e ‘melhorias operacionais’.

***

Bill Ackman, sempre marrento, dobrou a aposta. Aumentou sua participação na Valeant — sobre a qual pairam suspeitas de fraude — de 5,7% para 9,9%. Truco, alguém?

***

A Elliott Management, de Paul Singer, comprou 6,4% da Alcoa. Mas dessa vez não entra no seu papel tradicional de abutre, e sim apoiando o plano do management de dividir a empresa em duas.