A United Airlines comprou 5% da Azul por 100 milhões de dólares, numa transação que avalia a empresa comandada por David Neeleman em 2 bilhões de dólares.David Neeleman

Para efeito de comparação: a GOL vale em Bolsa 780 milhões de dólares e a LATAM, 3,9 bilhões de dólares.

A Azul está usando o mercado privado como fonte de financiamento enquanto os múltiplos do setor na Bolsa continuam impactados pela recessão e incerteza política.

A empresa está pronta para fazer seu IPO desde 2013, mas o mercado não tem pago os múltiplos que Neeleman e seus sócios consideram justos.

A Azul faturou 5,8 bilhões de reais em 2014, com uma margem EBITDAR de 24%.

Como parte do acordo, a United vai nomear um membro do conselho de administração da Azul. A transação também inclui um acordo code share, e troca de conhecimento em estratégias de vendas, marketing e no programa de fidelidade, Tudo Azul.

O aumento de capital vai diluir todos os acionistas da Azul igualmente, disse uma fonte ligada à empresa.

Antes da operação anunciada hoje, Neeleman detinha 67% das ONs da Azul, enquanto os acionistas da antiga Trip (adquirida pela Azul em 2012) tinham 33%.

No capital não-votante (as PNs), 61% estavam nas mãos de sete grandes fundos de investimento, incluindo a Fidelity, TPG, Gávea e Bozano. O Grupo Aguia Branca (que reúne os ex-acionistas da Trip) tinha 30%, e Neeleman, 9%.