A Unipar e a Atlas Renewable Energy vão aportar R$ 850 milhões num parque solar que vai suprir 20% da necessidade energética da petroquímica, em mais um movimento da companhia em direção à energia limpa.

É o segundo investimento da Unipar em autoprodução; há dois anos, a empresa fez uma joint venture com a AES Brasil para montar um parque eólico na Bahia. 

O novo parque ficará em Pirapora, em Minas Gerais, terá uma capacidade instalada de 239 megawatts e deve ficar pronto em julho de 2022.

11234 302e32d9 f72a 748e 4ac1 7b94d19f15c1Quase toda a capacidade do parque vai ser usada para abastecer a fábrica da Unipar em Cubatão, que também será alimentada pelo projeto com a AES, que ficará pronto em 2023.

Cerca de 70% do investimento anunciado hoje será financiado com dívida. Nos 30% de equity, a Atlas vai investir 90% e a Unipar, 10%. Na prática, isso se traduz num desembolso de apenas R$ 35 milhões para a Unipar. 

Com a conclusão deste projeto e do da AES Tietê, a maior fabricante de cloro-soda da América do Sul terá 50% de sua necessidade energética suprida por projetos de autoprodução, o CEO Mauricio Russomanno disse ao Brazil Journal. 

A meta é chegar a 70% com a construção de mais um parque do tipo, para atender a fábrica de Santo André.

“Com esse novo projeto a matriz energética de Cubatão já vai ficar 46% eólica, 17% hidrelétrica e 37% solar. Vamos ficar com uma matriz bem diversificada e limpa,” disse o CEO. 

Além de contribuir para as metas de sustentabilidade da empresa, a autoprodução gera uma redução na conta de luz, já que alguns encargos que hoje incidem na energia — como a Conta de Desenvolvimento Energético — deixam de ser cobrados.

Isso é especialmente importante para a Unipar porque a energia elétrica representa 50% de todos os seus custos variáveis. 

Para a Atlas — uma investida da Actis, a gestora de private equity inglesa — esse é o terceiro projeto no Brasil no qual ela constrói um parque para atender um único cliente. Recentemente, a companhia fechou contratos semelhantes com a Anglo American e a Dow. 

Além desses três parques, a Atlas opera outros quatro parques cuja energia é vendida no mercado regulado. A capacidade instalada total da companhia é de 2,5 gigawatts — metade disso no Brasil.