O Aladim está voltando para casa.
A Disney anunciou hoje que irá construir um resort à beira-mar em Abu Dhabi em parceria com a Miral — o player que lidera o mercado de lazer e entretenimento nos Emirados Árabes Unidos.
O projeto incluirá um parque com atrações temáticas, restaurantes, lojas e experiências imersivas que combinam as histórias da empresa fundada por Walt Disney com elementos da cultura e da arquitetura dos Emirados.
A ação da casa do Mickey subiu 10,8% em Nova York após o anúncio, também impulsionada pela divulgação de um balanço acima do consenso no primeiro tri do ano.
A Miral vai financiar, construir e operar o parque a ser construído na ilha de Yas, localizada a meia de hora do centro de Abu Dhabi e onde já opera outros parques em parceria com marcas ocidentais, como o SeaWorld, o Ferrari World e o Warner Bros World.
Na outra ponta, a Disney será remunerada via royalties e vai liderar o desenvolvimento criativo e supervisionar a operação.
O modelo já é adotado pela empresa americana: os parques que levam seu nome em Tóquio são mantidos pela Oriental Land Company.
A Disney não anunciou os valores da operação e nem quando o parque deve ser inaugurado, mas costuma levar até dois anos para projetar e outros cinco para construir projetos do tipo.
“Quando abrir, será a hora certa. Vamos construir em grande escala e construir direito,” o CEO Bob Iger disse à CNBC.
O executivo apontou o grande investimento em entretenimento e lazer na região e o seu posicionamento estratégico como essenciais para o acordo ocorrer.
“Os Emirados Árabes são o ‘cruzamento do mundo’, localizados a quatro horas de avião de um terço da população mundial e donos do maior hub aéreo do mundo, recebendo 120 milhões de passageiros todos os anos entre Dubai e Abu Dhabi.”
O anúncio, disse Iger, reforça a decisão da Disney (já comunicada ao mercado) de turbinar sua divisão de experiências, com previsão de investir US$ 30 bilhões nos próximos anos para ampliar suas operações na Flórida e na Califórnia.
Hoje o portfólio da empresa conta com quatro parques em Orlando, dois em Anaheim, dois em Paris, dois em Tóquio, um em Shanghai e um em Hong Kong.
A Disneyland Abu Dhabi será o primeiro parque que a empresa constrói do zero desde a inauguração do Shanghai Disney Resort em 2016.