No Brasil, grandes escândalos causam CPIs… ou viram piada.

Enquanto a CPI da Petrobras não vem, uma conta do Twitter criada ontem atira contra os desmandos e o loteamento que estão destruindo a estatal — e detonando suas ações na Bolsa.

O twitter @ConselhodaBR simula frases infames ditas por conselheiros, diretores da Petrobras e políticos com interesses escusos na empresa.

A conta é ilustrada por uma foto da Presidente Dilma e da presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, vestidas nos macacões alaranjados que são a marca da companhia, acompanhada da frase: “Os bastidores da empresa mais amada e loteada do Brasil…”

A acidez e o deboche da conta provavelmente vão torná-la “viral” no mercado financeiro e até entre os próprios funcionários da Petrobras incomodados com o aparelhamento da empresa.

Até essa madrugada, o @ConselhodaBR tinha apenas 47 seguidores, mas já continha pérolas do tipo: “Mais importante do que os leilões do pré-sal são os leilões dos cargos aqui de dentro. Neste caso a riqueza não depende da natureza.”

Sobre o “péssimo negócio” de Pasadena: “Existiam duas opções: Pasadena ou Refinaria Manguinhos #RPMG3, optamos por comprar a que ficava mais longe para não chamar atenção. Erramos!”

E um suposto memorando interno: “Pauta da próxima reunião de Conselho, rever nosso slogan para: ‘Petrobras: O desafio é a falta de energia’.”

O Twitter já tem uma tradição de contas satíricas. A precursora do gênero — @GSelevator — foi criada nos EUA e simula frases de arrepiar os cabelos supostamente ouvidas nos elevadores do banco Goldman Sachs. Tem 655 mil seguidores.

No Brasil, o maior sucesso até agora foi a @MesadoBTG, que chegou a ter quase 3 mil seguidores antes de ser retirada do ar no ano passado. A conta era ilustrada por uma foto do banqueiro André Esteves e se propunha a dar “ensinamentos politicamente incorretos sobre como se tornar um banqueiro de sucesso.”

Na época, o jornal Brasil Econômico disse que o BTG Pactual notificou extrajudicialmente o Twitter para retirar o conteúdo do ar.

No caso da Petrobras, espera-se que a direção da empresa, ocupada em apurar as suspeitas que pairam sobre seus ex-executivos, tenha mais senso de humor.

Afinal, como ensinou Winston Churchill, “uma piada é uma coisa muito séria”.

 

BR