Quando Jon Bon Jovi não está em cima dos palcos, o roqueiro de 57 anos dedica parte de seu tempo e fortuna à filantropia. 

10902 12e9fe36 6c09 b457 7adb e4daa7658b0fEm 2006, ele e sua esposa criaram a Jon Bon Jovi Soul Foundation, uma ONG que combate a fome e a falta de moradia nos Estados Unidos — e já construiu dezenas de casas populares no estado de Nova Jersey, a terra natal do cantor. 

Seu mais novo sucesso: a Soul Kitchens, uma rede de restaurantes comunitários que oferecem refeições gourmet feitas com ingredientes orgânicos para pessoas carentes.

Fundada em 2011, a rede acaba de abrir seu terceiro restaurante na universidade pública de Rutgers-Newark, onde um em cada três estudantes tem dificuldade de pagar pela alimentação.

No cardápio, que inclui opções veganas, kosher e até pratos sem glúten, não há preços. Depois de comer, o cliente paga com uma doação ou trabalhando no restaurante — ajudando na cozinha, no atendimento a outros clientes ou no abastecimento da despensa.

A Soul Kitchen nasceu da cabeça de Dorothea Hurley, que é casada com Bon Jovi há quase 30 anos e conhece o cantor desde os tempos do ensino médio — muito antes dele sequer sonhar em compor hits como “Livin on a Prayer” e “Wanted Dead or Alive”

O grande diferencial da rede em relação a outros restaurantes comunitários é que ela oferece o mesmo nível de serviço dos estabelecimentos tradicionais: as mesas são bem dispostas e arrumadas, as refeições são de qualidade e o atendimento, impecável.

“Dignidade e respeito estão sempre no menu, independente do status econômico e social de cada um,” Dorothea disse à CBS, repetindo o bordão da rede (“alimentar a comunidade com dignidade”).

Desde que surgiu, a Soul Kitchens já serviu mais de 105 mil refeições — 54% das quais foram pagas com doações. 


Nos Estados Unidos, mais de 8 milhões de pessoas passam fome, enquanto uma em cada cinco famílias vivem na linha da pobreza ou abaixo. Por incrível que pareça, o número é maior que o do Brasil, onde 5,2 milhões de pessoas estão desnutridas.

Por aqui, há alguns projetos semelhantes ao de Bon Jovi. 

No Rio de Janeiro, por exemplo, o Refettorio Gastromotiva usa alimentos que seriam jogados fora para preparar refeições gourmet oferecidas gratuitamente aos moradores de rua. O projeto foi uma iniciativa do chef italiano Massimo Bottura em parceria com a ONG carioca Gastromotiva. 

Na Soul Kitchens, a missão de Bon Jovi vai além de alimentar quem tem fome.

“O real propósito desse restaurante é empoderar. As pessoas não vêm aqui com um senso de direito. Elas veem e se voluntariam porque sabem que precisamos da sua ajuda, diz ele. 


O roqueiro garante que ajudar o próximo dá a mesma satisfação que estar num palco rodeado por milhares de fãs.

“A melhor forma de se sentir bem é fazendo o bem.”

Toca mais uma, Jon.