Warren Buffett não está chorando sobre o ketchup derramado.

Depois que rumores circularam dando conta de que sua relação com a 3G Capital estaria estremecida, Buffett ligou para a CNBC para dizer que Jorge Paulo Lemann é “um bom amigo,” e apontou para o fato de que Lemann esteve na assembleia de acionistas da Berkshire no mês passado acompanhado de familiares.

Buffett também disse à emissora que deve se encontrar com Lemann mês que vem na conferência anual da Allen & Co. bem como participar da festa de 80 anos de Lemann em agosto.

Em vez de simplesmente culpar os brasileiros, o Oráculo de Omaha assumiu sua parcela de responsabilidade.

Buffett repetiu declarações anteriores de que a Heinz pagou demais pela Kraft na fusão de julho de 2015, uma operação costurada pela 3G e financiada pela Berkshire, ambas sócias na Heinz.

“Eu cometi um erro na compra da Kraft em termos de pagar muito”, disse Buffett, acrescentando que o ‘writedown’ de US$ 15,4 bilhões das marcas Kraft e Oscar Meyer foi um reconhecimento disso. Ele disse que ainda “vai levar tempo” para a Kraft Heinz reduzir sua dívida de US$ 31 bilhões.

A Kraft Heinz já perdeu mais da metade de seu valor de mercado nos últimos 12 meses.

Na conversa com a CNBC, Buffett também expressou apoio ao novo CEO da Kraft Heinz, Miguel Patricio.   Buffett deixou o conselho da Kraft Heinz em 2018, mas um de seus braços-direitos, Greg Abel, continua sendo um membro ativo do conselho. 

“Tanto [Greg] quanto eu estamos satisfeitos com a escolha do Miguel”, Buffett disse à CNBC. “Greg já passou um tempo com ele, eu não. Mas Greg gosta muito dele e, consequentemente, eu também.”

Durante a reunião anual da Berkshire, Buffett disse sobre sua relação com a 3G:  “Nenhuma ideia é boa a qualquer preço, e a decisão sobre o preço é provavelmente algo que nos preocupa mais do que nossos parceiros, mas nós somos parceiros na Kraft Heinz e não é de todo inconcebível que possamos ser parceiros em alguma outra transação no futuro”.

ARQUIVO BJ

Miguel Patricio, o novo CEO da Kraft Heinz