Pelo menos três cadeiras mudaram de dono entre analistas de grandes bancos cobrindo o setor de energia.
A mais recente é a contratação de João Pimentel pelo Citi. Pimentel, que estava há 14 anos no BTG e era sócio do banco, agora vai liderar a cobertura de utilities do banco americano.
A cadeira havia ficado vaga com a saída de Antônio Junqueira, que era o head de equity research do Citi e também cuidava da cobertura de utilities.
Junqueira foi contratado pelo BTG para liderar a cobertura do setor elétrico no banco, e começa a publicar no mês que vem.
A contratação é um homecoming para Junqueira, que já trabalhou por 13 anos no BTG, de 2005 a 2018.
O BTG também acaba de contratar Luiz Carvalho — que cobria o setor de óleo e gás no UBS BB e era o head de research — para cobrir a mesma indústria. Hoje o analista que cobre o setor no BTG é Pedro Soares, que deve continuar na cobertura, reportando-se a Carvalho.
Carvalho estava há oito anos no banco suíço. Tasso Vasconcellos, que trabalhava com Carvalho, assumiu a cobertura, mas o UBS BB já mantém conversas para uma nova contratação sênior.
Matheus Enfeidt fica responsável pela cobertura de agribusiness, que também estava debaixo de Carvalho.
Já a área de equity research do Citi agora está sob o comando de André Mazini, que está no banco desde 2018 e também é responsável pelo setor imobiliário e de bens de capital.