A Via Varejo vai levantar R$ 1 bilhão em debêntures atreladas a metas ESG, a primeira emissão da companhia que leva em conta o cumprimento de metas de sustentabilidade.

A meta da Via Varejo é aumentar o uso de energia renovável em suas operações — hoje em 30% — para 50% até 2022 e 90% até 2025. A meta inclui as lojas do Ponto Frio e Casas Bahia, bem como CDs e escritórios.  

O cumprimento da meta será auditado pela Resultante, uma consultoria ambiental que funcionará como verificador externo e independente. 

A Via Varejo é apenas a segunda companhia brasileira a emitir no mercado interno com compromissos ESG.  Em dezembro, o Grupo Boticário usou a mesma estrutura para levantar R$ 1 bi, pagando CDI + 2,30% num papel de cinco anos. 

A debênture da Via Varejo recebeu um rating local ‘AA’ da S&P, o terceiro nível (de cima para baixo) na escala de investment grade. 

A emissão terá duas séries: a primeira, com vencimento em 3 anos, pagará taxa máxima de CDI + 1,90% ao ano; a segunda, com vencimento em 5 anos, pagará no máximo CDI + 2,10% a.a.

Os bancos coordenadores deram oferta firme para toda a emissão nestas taxas, mas a taxa final será definida em processo de bookbuilding.

Se a companhia não cumprir a meta, a taxa aumenta em 0,10% na primeira janela e mais 0,025% na segunda.

Os coordenadores são UBS BB (líder), Bradesco, Itaú e Safra. 

O pricing está marcado para 7 de maio.