Um funcionário da XP foi o segundo caso diagnosticado de coronavírus no Brasil, levando a empresa a colocar em prática um protocolo de cuidados e informação.

O funcionário — cujo nome a companhia vai preservar — chegou da Itália na quinta-feira de manhã e foi direto para o escritório. Na parte da tarde, apesar de não apresentar nenhum sintoma, a XP pediu que ele fosse para casa e fizesse o teste.  No sábado, o resultado deu positivo.

O funcionário continua em casa — e assintomático.  Sua mulher, que viajou com ele o tempo todo, testou negativo.

Seguindo o protocolo da Secretaria de Saúde, a XP testou 10 outros funcionários que tiveram contato mais próximo com o paciente nas poucas horas em que ele esteve no escritório:  dois destes já testaram negativo, e os outros oito aguardam o resultado.  Nenhum apresenta sintomas, e todos ficarão afastados por 14 dias.

Agora à noite, a XP comunicou o fato a todos os funcionários num email interno e disse que o fato “não acarreta nenhum impacto para os clientes e parceiros das empresas da companhia e todas as operações prosseguem normalmente.”

A partir de amanhã cedo, a empresa terá palestras de médicos especialistas para tirar dúvidas e explicar boas práticas.  A companhia também vai disponibilizar um hotline 24 horas por dia, fast track no atendimento na Rede D’Or (caso necessário), e álcoolgel na mesa de todos os funcionários. Ainda assim, funcionários que se sentirem desconfortáveis em estar fisicamente na empresa poderão trabalhar de casa.