A BR Malls fez essa semana um corte significativo em sua área comercial.

BR-malls

Quinze executivos de vendas, incluindo o diretor comercial, André Ryfer, estão deixando a companhia.  Ryfer, que está na BR Malls desde seu início, ficará até o final de março. A assessoria da BR Malls afirma que os cortes na área foram limitados a cinco pessoas, e que as outras demissões são parte de um processo anual de avaliação de performance.

As demissões estão relacionadas ao fato da empresa não ter projetos para novos shoppings num horizonte próximo. Todo o time comercial se reportará a partir de agora ao diretor operacional, Ruy Kameyama.

Os cortes — num momento em que tanto a vacância quanto a inadimplência dos shoppings estão em alta — sugerem um quadro mais desalentador do que as empresas do setor tem admitido até agora, e coincidem com a mudança de tom de outra grande proprietária, a Multiplan, cujos executivos têm se mostrado mais cautelosos nas interações com analistas nas últimas semanas.

Investidores ouvidos pela coluna lembram que a BR Malls tem um dos CEOs mais bem remunerados do País, e que, no cenário atual, essa compensação também deveria ser alvo de cortes.

A ação da BR Malls, que há alguns anos negociava a um prêmio sobre os concorrentes, hoje negocia a um desconto, aumentando a pressão para que o CEO Carlos Medeiros tome medidas.


Nas contas da própria BR Malls

, a compensação de seus executivos é ‘cerca de 40%’ superior à dos concorrentes; o mercado acha esse cálculo conservador.