Amos Genish, o empreendedor israelense que construiu um negócio de primeira linha num setor desacreditado e que preocupou tanto a Telefonica a ponto de fazê-la comprar a sua empresa, será o próximo presidente da Telefonica Brasil.ATEF-VIVO

Ele vai substituir Antonio Carlos Valente, em cuja gestão a Telefonica comprou a GVT, que, fundada e comandada por Genish, começava a incomodar a empresa espanhola em mercados como São Paulo e Campinas.

“Desde a compra, havia uma incerteza no mercado a respeito do futuro do Amos,” diz um analista. “Não se sabia se ele ia botar o dinheiro no bolso e sair do dia-a-dia, ou se ele poderia ficar e até subir no grupo.”

Genish assumirá o cargo assim que a compra da GVT for concluída, o que deve acontecer ainda no primeiro semestre.

Valente, um ex-diretor da Anatel, fez a integração entre a velha Telesp e a Vivo, cuja fusão deu origem à Telefonica Brasil. Também orquestrou um enorme rearranjo societário para eliminar várias subsidiárias e aproveitar benefícios fiscais.

Valente continuará como presidente do conselho da Telefonica Brasil.  Ao final de sua gestão, a Telefonica continua tendo a maior margem do setor, apesar de declinante historicamente.

A escolha de Genish, um ex-capitão do exército israelense naturalizado brasileiro, deve agradar os investidores da Telefonica Brasil no pregão de amanhã — apesar da empresa ter ‘enterrado’ sua indicação no Fato Relevante publicado agora à noite.

A GVT injetou qualidade de atendimento num setor famoso pelas queixas de mau serviço, e se tornou a concorrente que obrigou os outros players da indústria a melhorar.

O maior desafio de Genish no novo cargo será navegar a esperada consolidação do setor de telecom no Brasil.

Além da mudança de comando, a Reuters noticiou agora à noite que a Telefonica Brasil prepara um aumento de capital de 4 bilhões de dólares.  A transação deve ser anunciada nesta quinta-feira.

A Telefonica vai subscrever 2,8 bilhões de dólares do total, e o restante será oferecido ao mercado. De acordo com a Reuters, 14 bancos estão envolvidos na transação.