De um investidor estrangeiro em visita ao Brasil:Vladimir Putin

“Hoje temos mais incerteza investindo no Brasil do que na Rússia. A Rússia não tem grau de investimento e o risco-País é maior que o do Brasil, mas a situação política lá é estável — o Putin controla o Estado e a agenda politica. Além disso, temos algo concreto para avaliar risco: o preço do petróleo, que pode subir ou cair, mas é algo tangível. No Brasil, hoje em dia, não conseguimos nem traçar cenários.”

E foi assim que o Brasil conseguiu ser mais incerto do que uma economia que depende de um só produto e está longe de ser uma democracia.

Mas há um paradoxo aí: o Brasil é hoje mais arriscado justamente porque a democracia é, por definição, mais ‘bagunçada’ do que a ditadura. Há múltiplos atores em cena, e isso traz volatilidade. (Na Rússia, você pode ter certeza de que o Kremlin vence no final, não importa qual o jogo.)

Assim, como as instituições daqui funcionam — do Ministério Público à imprensa, da Polícia Federal ao COAF — o Brasil é um país muito mais seguro do que a Rússia para se investir no longo prazo.

Ainda que, no curto prazo, a visibilidade aqui tenda a zero.