A Locaweb está adquirindo 100% da Bagy, uma plataforma com foco em social commerce que vai potencializar sua subsidiária Tray, que permite que varejistas criem lojas virtuais. 

O valor da transação não foi divulgado.

Fundada em 2017 em Belo Horizonte, a Bagy tem mais de 13,5 mil lojas ativas e 127 mil seguidores nas redes sociais. A startup ajuda PMEs, pessoas físicas e influenciadores a montar uma loja virtual de forma rápida e simples.

Na Bagy, o usuário pode criar a loja em poucos minutos usando apenas o celular para cadastrar os produtos, subir as fotos, determinar os valores e integrar com as redes sociais como Instagram, Facebook e com marketplaces como o Mercado Livre. A plataforma também permite gerenciar a loja direto no celular. 

A aquisição posiciona a Locaweb em todas as etapas da vida dos varejistas. Ela poderá captar esse cliente com a Bagy bem no início de sua jornada (quando ele ainda vende apenas 3 ou 4 produtos no Instagram), ajudar ele a crescer e, eventualmente, migrar sua loja para a Tray quando ele precisar de features adicionais. 

Os sócios Pedro Rabelo, Tiago Amaral e Marcelo Alves permanecerão na operação.

O mercado de social commerce está sendo explorado no Brasil por startups como a Loopi e a Alive. Recentemente, a B2W entrou no segmento por meio de uma parceria com a OOOOO.

Na China, o mercado de social commerce movimentou mais de US$ 200 bilhões em 2020 e deve ultrapassar os US$ 400 bilhões até 2023, segundo o Inside Retailtechs Report. 

Esta é a 11ª aquisição da Locaweb desde o IPO.