Stanley Druckenmiller, o lendário investidor americano fundador da Duquesne Capital, prevê que a economia dos EUA entrará em recessão – e não será um pouso suave.

O hard landing poderá levar a uma queda de 20% nos lucros das empresas e um aumento das falências, com o desemprego subindo acima de 5%.

How to investO investidor prevê desde o ano passado que os EUA entrariam em recessão. Agora diz que a queda no PIB já está em curso, antes do que ele esperava.

Na avaliação do gestor, diversos fatores apontam para uma retração da economia americana, entre eles a desaceleração nas vendas do comércio e as quebras dos bancos regionais.

“Não estou esperando algo pior que 2008,” Druckenmiller disse durante a tradicional conferência Sohn Investment, em Nova York. “Mas seria ingênuo não imaginar que algo bastante ruim aconteça. Não é a minha aposta mas, como gestor de risco, faz parte da minha matriz e preciso levar isso em conta.”

Para Druckenmiller, a recessão vai gerar “oportunidades inacreditáveis” nos próximos dois anos. “Existe muita dispersão dentro dos setores da economia, então preserve seu capital até que elas se apresentem.”

“Inteligência artificial é algo muito, muito real e pode ter um impacto tão significativo quanto a internet,” disse o gestor, que está tentando capturar o movimento com posições na Microsoft e Nvidia.