A Dr. Cash acaba de fechar uma rodada com o BV que avaliou a fintech de crédito focada em tratamentos médicos, odontológicos e estéticos em R$ 175 milhões (post-money).

A capitalização vai permitir à empresa acelerar a originação de crédito com a criação de novos canais de distribuição e a contratação de mais funcionários.

Gabriel MeirelesO objetivo é quase triplicar a carteira de crédito atual, que fechou o mês passado em R$ 182 milhões.

A Dr. Cash opera num modelo B2B2C.  Ela fecha parcerias com clínicas médicas, odontológicas e estéticas, que passam a oferecer a fintech como uma opção de pagamento para seus clientes. Desde 2019, o funding vem do próprio BV, com a fintech cuidando apenas da originação e da gestão da carteira. 

A fintech já tem mais de 4 mil clínicas cadastradas, incluindo grandes redes como a OdontoCompany, Oral Sim, Sorridents e Amor Saúde. Seu principal mercado hoje é a odontologia. 

“Nosso maior concorrente é o cartão de crédito, já que 70% das vendas nas clínicas odontológicas são feitas no cartão,” Gabriel Meireles, o cofundador, disse ao Brazil Journal. “Mas para a clínica, a venda com o cartão não é tão boa, porque ela tem que pagar o MDR e o custo de antecipação. A gente entrega o financiamento para o cliente e a clínica recebe à vista. É capital de giro na veia.”

Para o consumidor final, o grande benefício de usar a Dr. Cash é não comprometer o limite do cartão, parcelar em mais vezes no boleto (até 24x), e pagar juros menores (que começam em 2,9% ao mês). 

Eduardo Antonelli, o superintendente de novos negócios do BV, disse que o banco decidiu investir na Dr. Cash pelos resultados que a fintech produziu nos últimos anos.

“Desde 2019 fizemos parcerias [de originação] no setor de saúde com várias fintechs, mas a Dr. Cash se destacou muito,” disse o executivo. “Na produção que temos em saúde, eles têm sido um dos nossos maiores originadores.”

Lucas HamúA inadimplência deste produto está em linha com outras linhas de crédito sem garantia, disse Antonelli. (No terceiro tri, a inadimplência de 90 dias da carteira de varejo do BV fechou em 4,9%). 

“Esse indicador já esteve alto no passado, mas com a atuação do BV ele vem melhorando muito,” disse Lucas Hamú, o outro fundador. “A inadimplência nesse produto tem muito a ver com o serviço da própria clínica. Se o cliente fica insatisfeito com o serviço, ele tende a não pagar.”

Com a rodada de hoje, a Dr. Cash quer ampliar sua distribuição, que hoje é focada 100% na originação via clínicas. Para isso, a fintech está desenvolvendo um aplicativo próprio com um catálogo de todas as clínicas credenciadas à fintech o que vai permitir prospectar novos clientes diretamente.

“Nossa solução já funciona muito bem para converter um lead que já entrou na clínica. Agora, vamos conseguir levar um lead novo para as clínicas. Vai aumentar muito a nossa proposta de valor,” disse Gabriel. 

A fintech também quer se integrar com os ERPs do setor, bem como com empresas de cartões de benefícios. 

Outro plano: criar uma nova linha de crédito para financiar as próprias clínicas na compra de equipamentos, suprimentos e em seu capital de giro o que deve acontecer no início do ano que vem.