Em reunião com investidores na manhã de hoje, o governador do Paraná, Ratinho Jr, sinalizou que vai encurtar o diferimento tarifário dado há dois anos atrás à Sanepar, dando um importante sinal de governança numa empresa que foi castigada nos últimos anos pela postura pouco amigável com os acionistas.

Em 2017, na primeira revisão tarifária da companhia de saneamento, a agência reguladora aprovou um aumento de 25% nas tarifas – fechando um longo gap entre os investimentos feitos e a sua remuneração correspondente.

O problema foi o prazo. Essa correção foi diferida ao longo de oito anos, reduzindo o valor esse reajuste no tempo. Pior: pouco antes, num um follow-on que marcou a reabertura de capital da companhia, a Sanepar vinha sinalizando que esse faria todo o reajuste.

Numa postura bem mais ‘market friendly’, Ratinho Jr. sinalizou que pretende zerar todo esse reajuste ainda este ano – ou no máximo, até o ano que vem, a depender das burocracias junto à agência reguladora.

As units da Sanepar sobem mais de 5% no pregão de hoje.

Nas contas do mercado, o reajuste total teria que ser entre 25% e 30%, pois o valor diferido vinha sendo atualizado pela Selic.

“Faz sentido, porque além de se alinhar com os investidores, é positivo do ponto de vista político”, diz um investidor presente. “Em vez de dar um aumento de 10%, 15% todo o ano, ele dá um reajuste grande agora e, em quatro anos, no próximo ciclo eleitoral, isso já vai ter ficado mais longe na cabeça do eleitor”.

 

SAIBA MAIS

Na Sanepar, uma mão torce a outra