X

Voltar

Sen. Marcos Rogério: reformas do setor de energia são “populistas e eleitoreiras”

12 de maio, 2025

Neste episódio de POWER, Adriano Pires conversa com o Senador Marcos Rogério (PL-RO), que preside a Comissão de Infraestrutura do Senado neste momento de agenda legislativa intensa para o setor de energia.

O Senador se diz cético quanto à reforma do setor elétrico que está sendo proposta pelo Governo. Segundo ele, uma reforma com esta complexidade não deveria ser encaminhada por meio de Medida Provisória. Além disso, ele diz que é preciso cautela quando se fala em reduzir ou zerar a conta de luz para alguns, porque “no final do dia, alguém vai pagar essa conta.”   

O Senador também falou sobre a MP do botijão de gás, que deve ser apresentada pelo Governo em breve. Segundo ele, o questionamento aqui é o mesmo: “quem vai pagar essa conta?” Para ele, o governo está prometendo muita coisa, mas não está clara a fonte de custeio. 

“Essas MPs são populistas e eleitoreiras,” disse Marcos Rogério. 

Por fim, o Senador também se disse preocupado com as agências reguladoras.  Quando questionado sobre a demora em sabatinar diretores, Marcos Rogério disse que em alguns casos o Governo ainda está escolhendo os nomes, e que a Comissão de Infraestrutura “não vai sabatinar por etapas.” 

Outro tema da conversa foi a reapresentação do projeto do ex-Senador José Serra que acaba com a preferência da Petrobras nos leilões do pré-sal – e ao qual o Senador se diz favorável.

O videocast POWER também está disponível no Spotify.

Siga o Brazil Journal no Instagram
Seguir