A JBS acaba de anunciar que Wesley Batista Filho está assumindo como CEO da JBS USA, a principal divisão de negócios da companhia, responsável por mais de 40% do top line

O executivo — que é filho de um dos controladores da empresa — tem mais de 13 anos de experiência na companhia. Neste período, foi presidente da JBS Canadá, da JBS USA Fed Beef, da Seara e da JBS Brasil. Mais recentemente, havia assumido como COO global da companhia. 

10888 3e395800 b63c 9f77 20e5 329b9c5bcd59Wesley Filho vai substituir o americano Tim Schellpeper, que estava no cargo há um ano e meio e decidiu se aposentar.

A mudança passa a valer a partir da próxima segunda-feira. 

No cargo, Wesley ficará à frente da JBS Beef North America e da JBS USA Pork. A primeira responde por 30% da receita e 31% do EBITDA; já a segunda responde por 11% da top line e 11% do EBITDA.

A Pilgrim’s Pride, a operação de frango da JBS nos EUA e Europa, tem uma gestão independente, liderada pelo brasileiro Fabio Sandri. 

A mudança vem num momento em que a rentabilidade da JBS USA, principalmente a parte de carne bovina, está sob pressão com a alta do preço do gado.

Para se ter uma ideia, no quarto trimestre — o último resultado divulgado — a margem EBITDA do negócio de carne bovina da América do Norte despencou para 3,6%. Essa margem havia sido 8,7% no terceiro tri e 21,7% no quarto tri de 2021.

A JBS USA Pork tem performado melhor, e teve uma leve expansão na margem no trimestre, para 9,5%.