A PepsiCo — que abastece bilhões de pessoas com seus refrigerantes e salgadinhos gordurosos — está criando uma joint venture com a Beyond Meat para desenvolver, produzir e vender snacks e bebidas à base de plantas.

O acordo une a expertise em produtos veganos da maior fabricante de carnes de plantas dos EUA com a capacidade de distribuição e marketing da gigante de alimentos. 

As ações da Beyond chegaram a disparar 31% no início da manhã após o anúncio. Por volta de 13 horas, subiam 25%, dando à empresa um valor de mercado de US$ 12,5 bilhões. 

Os termos do acordo e a divisão societária da nova empresa — que vai se chamar The PLANeT Partnership — não foram revelados.

Com apenas sete produtos, incluindo os best-sellers Beyond Burger e Beyond Sausage, a Beyond já é a maior empresa de carnes plant-based dos EUA com um share de 13%, segundo estimativas da Jefferies. 

O acordo permite à PepsiCo diversificar seu portfólio com opções mais saudáveis e sustentáveis e pode ser um divisor de águas para a Beyond, que terá à sua disposição a capilaridade global da gigante de alimentos, hoje presente em mais de 200 países.

“O mercado plant-based representa uma oportunidade excitante de crescimento para nós e uma nova fronteira nos nossos esforços para construir um sistema de alimentação mais sustentável, ao mesmo tempo em que vai ao encontro a uma demanda crescente dos consumidores,” o diretor comercial da PepsiCo, Ram Krishnan, disse num comunicado.

E no Brasil? Ambev com Fazenda Futuro? The New Butchers com FEMSA?