PETRÓPOLIS, Rio de Janeiro — Caso fosse vivo, o imperador Pedro II certamente teria enfrentado a pandemia se refugiando nesta cidade que fundou nas montanhas da Serra dos Órgãos, nas cercanias do Rio de Janeiro.

Criada à moda de uma Sintra dos trópicos, Petrópolis tornou-se a residência de verão da família imperial e um dos principais destinos turísticos da elite carioca ao longo das décadas. Com sua mescla de história, natureza e bom clima, o município desenvolveu também uma característica importante para os apreciadores das coisas boas da vida: come-se e bebe-se muito bem por lá.

Para começar, Petrópolis tem tradição cervejeira centenária. A cidade foi uma das pioneiras na produção de cerveja no Brasil, e foi onde surgiu a Bohemia, em 1898. Aliás, uma visita à Cervejaria Bohemia, no Centro de Petrópolis, é programa imperdível para quem gosta da bebida. No local, o apreciador pode fazer um tour para conhecer o processo de produção (uma das opções inclui uma visita guiada à área restrita da fábrica e degustações especiais) e consumir os produtos no bar ou no restaurante da casa.

Petrópolis se destaca também na produção de cervejas artesanais para os mais variados paladares. Só nas proximidades da Bohemia, o visitante encontra duas outras excelentes cervejarias locais, com uma oferta bastante diversificada de estilos: a Duas Torres Brewpub e a recém-inaugurada Casarão Odin.

Mas, voltando às origens aristocráticas da cidade, quem quiser conhecer (e desfrutar) o estilo de vida da elite carioca dos anos dourados do século XX acaba de ganhar duas alternativas imperdíveis de hospedagem e gastronomia em Petrópolis.

Uma delas é a pousada Casa Marambaia, inaugurada no final de 2020.

Localizado num vale de beleza natural única no distrito de Corrêas, o casarão em estilo clássico foi construído pelo abastado casal Júlio e Odete Monteiro em 1947 para ser sua residência na serra, em meio a jardins projetados por Burle Marx. Nos últimos anos, foi a casa de Luiz Cesar Fernandes, fundador do Banco Pactual e um ícone do mercado.  Hoje, o BTG participa do projeto como investidor.

Com apenas oito quartos, o interior da Casa Marambaia foi redesenhado pelo escritório de arquitetura Projeto Mix e teve curadoria na área de decoração de Cláudia Aguiar, do Empório Maria Maria, um complexo de loja de móveis e gastronomia localizado no centro do distrito de Itaipava.

A Casa conta com três renomados chefs no comando de seu restaurante: Roland Villard (chef do saudoso Le Pré Catalan, em Copacabana), David Mansaud e Bruno Hamad.

A outra opção de hospedagem é uma verdadeira surpresa: a cinco minutos do centro de Itaipava, a Locanda Bela Vista é um oásis de verde e paz.

O hotel ocupa um casarão construído pelo Conde Modesto Leal e posteriormente adquirido pela família Morgan-Snell. Era ali que Getúlio Vargas se hospedava em suas visitas a Petrópolis. A Locanda também foi palco de uma cerimônia histórica, quando a filha do proprietário, Flora Morgan-Snell, casou-se com um nobre francês, o Conde de Moustier.

Com decoração mais clássica, preservando os móveis originais da casa, o hotel tem a marca do grupo gestor da Locanda della Mimosa (um dos hotéis mais tradicionais de Petrópolis) e gastronomia apurada, numa agradável varanda com vista para os jardins.

No capítulo restaurantes, Petrópolis e seus distritos também se destacam. Para os gourmands, casas como Il Perugino, Dois Vales, Clube do Filet, Sítio Gastronômico e Angá já valeriam a visita à região. (O Brazil Journal fará uma matéria especial apenas sobre os restaurantes de Petrópolis mais para frente.)

Tudo sobre o que falamos aqui é apenas uma parte ínfima das atrações da cidade surgida do sonho de um imperador, que a amou com força até o final de seus dias. Diz a lenda que, no ocaso da vida e já no exílio forçado pela proclamação da República, Dom Pedro fazia sempre o mesmo pedido quando se encontrava com alguém vindo do Brasil: “Fale-me de Petrópolis…”
Flávio Ribeiro de Castro é jornalista e ama comida, vinhos e charutos.

ONDE CURTIR

Angá Ateliê Culinário
R. Argentina, 393 – Nogueira
https://www.angaatelieculinario.com/atelie-culinario

Casa Marambaia
R. Dr. Agostinho Goulão, Nº 2098 – Corrêas
https://casamarambaia.com.br/

Casarão Odin
R. Alfredo Pachá, 320 – Centro
https://cervejariaodin.com.br/

Cervejaria Bohemia
R. Alfredo Pachá, 166 – Centro
https://www.bohemia.com.br/

Clube do Filet
Estr. União e Indústria, 12.601 – Itaipava
http://www.clubedofilet.com.br/

Dois Vales
Estr. Min. Salgado Filho, 255 – Vale do Cuiabá
http://2vales.com.br

Duas Torres Taverna Medieval BrewPub
R. Padre Siqueira, 325 – Centro
http://www.cervejaduastorres.com.br/

Il Perugino
Estr. União e Indústria, 10.550 – Itaipava
https://www.ilperugino.com.br/

Locanda Bela Vista
R. Joaquim Agante Moço, 157 – Itaipava
https://locanda.com.br/

Sítio Gastronômico
Estr. Francisco Guimarães – Secretário
https://www.instagram.com/sitiogastronomico