A GE Renewable Energy a divisão da multinacional americana focada em equipamentos para a geração de energia renovável vai parar de produzir turbinas eólicas no Brasil, fontes a par do assunto disseram ao Brazil Journal.

A notícia deve ser um baque para o setor de energia renovável, dado que a GE Wind era uma das maiores fornecedoras de turbinas eólicas do Brasil. 

A multinacional tem mais de 3 mil dessas turbinas já em operação, cerca de 30% do mercado total, atendendo praticamente todas as grandes geradoras. 

Outros grandes fornecedores são a WEG, a dinamarquesa Vestas e a alemã Nordex Acciona. 

A GE confirmou o fim da operação, mas disse que vai continuar tocando os projetos já contratados e dando manutenção às turbinas em operação.

A empresa disse que o movimento busca readequar a operação “à realidade atual do mercado, preparando o negócio para o futuro.”

Uma fonte próxima à empresa foi mais direta: disse que a GE vinha perdendo “muito” dinheiro com a operação brasileira nos últimos anos. 

O movimento deve ter repercussões positivas para a WEG, que acaba de perder um de seus maiores concorrentes no Brasil. Já para a Aeris que fabrica pás eólicas que são vendidas para a WEG, GE, Nordex e Vestas a saída da GE pode ser negativa, já que vai concentrar sua carteira de clientes. 

Um grande cliente da GE disse ao Brazil Journal que tanto o setor quanto Brasília deveriam tentar reverter a decisão da GE.