O Grupo FSB anunciou um acordo para comprar o controle da Giusti Comunicação, em mais uma transação da maior agência de PR do País para aumentar seu ecossistema de soluções de comunicação de mercado.

A aquisição — a primeira desde a compra da Loures em 2018 — leva para a FSB um portfólio de clientes que inclui Aegea, Ame Digital, Alpargatas, EDP, Grupo SBF, Centro Paula Souza, Centauro, SBT e Estadão.

O jornalista Edson Giusti, que fundou a empresa há 18 anos, manterá uma participação minoritária, mas a transação prevê opções de compra do restante do capital no futuro.

A Giusti, que começou sua história acoplada à agência de publicidade Loducca antes de seguir vôo solo, faturou R$ 19 milhões no ano passado.

A compra agrega uma terceira marca ao portfólio do grupo, que faturou mais de R$ 250 milhões no ano passado com as marcas FSB Comunicação (o negócio original) e Loures Consultoria, fundada pelo ex-chefe de PR da Ambev, Alexandre Loures.  A empresa fundada por Chiquinho Brandão também é dona da recém-lançada F5 Business Growth, o Instituto FSB Pesquisa e a Bússola, uma plataforma de conteúdo em parceria com a Exame. 

Marcos Trindade, sócio e CEO do Grupo FSB, disse que a transação acelera o crescimento da empresa no setor privado, que começou com a compra da Loures e já representa 65% do faturamento.

“Nossa estratégia é continuar acelerando no privado,” disse Trindade. “Depois de crescer 30% ano passado, o faturamento da nossa carteira de clientes privados está em alta de 50% este ano.” 

Giusti disse que recebeu propostas de outros grupos, mas decidiu se aliar à FSB graças aos investimentos em transformação digital que a empresa está fazendo. “Eles estão fazendo não apenas para o PR tradicional, mas o PR ‘figital,’” disse o empresário.

A Giusti continuará sendo operada independente do grupo, e Giusti continua CEO.

“Nossa estratégia de consolidação se baseia na atração de agências com sócios que estão no dia-a-dia dos clientes e não queiram sair do negócio, como nós”, diz Diego Ruiz, o sócio responsável pelas áreas de inovação, expansão e M&A da FSB.