Encontros presenciais são fundamentais para a construção de vínculos sociais entre as pessoas — e no ambiente corporativo não é diferente.

Equacionar a praticidade do trabalho remoto com os benefícios dos encontros presenciais se tornou um dos desafios no cenário pós-pandêmico.

Pesquisas têm mostrado que o modelo de trabalho híbrido produz um impacto positivo real no equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, na criatividade e no bem-estar das pessoas. Uma delas é uma pesquisa proprietária da WeWork, com a Page Outsourcing, na qual 76% dos brasileiros dizem que a produtividade aumentou sob esse regime e 73% identificaram melhora na saúde mental. Até mesmo a lealdade à empresa subiu (68%).

Diante desse cenário, empresas adeptas do trabalho híbrido têm unido a flexibilidade do remoto com a oferta de uma rede de espaços para encontros presenciais de seus colaboradores, em locais onde não possuem escritórios próprios. Uma delas é a I-Systems, empresa especialista em rede neutra de fibra ótica, que combina o escritório principal com vários hubs espalhados pelo Brasil.

A I-Systems identificou a necessidade de fornecer uma infraestrutura de trabalho adequada aos seus colaboradores regionais, espalhados por estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Bahia, Pernambuco, Goiás, Santa Catarina, Amazonas e Minas Gerais. Por meio da Station by WeWork — o marketplace da marca que conecta mais de 400 espaços de coworkings e eventos em todos os estados do Brasil —, a I-Systems passou a oferecer aos seus colaboradores hubs de coworking, com infraestrutura necessária para o trabalho híbrido e para reuniões, treinamento, espaços de conexão e cocriação.

“Nossos times regionais utilizam com grande frequência os espaços, devido ao fácil acesso e aos ambientes descontraídos, que contam com todas as amenidades disponíveis. Ter um espaço para encontros, onde a I-Systems não tem escritório, proporciona maior conexão entre as equipes e, consequentemente, maior integração como um só time. Somos uma empresa que leva conectividade para nossos clientes. Fomentar encontros presenciais e possibilitar que a equipe possa se conectar é fundamental para nosso negócio e nossa cultura,” diz Glaucia N. Nunes, facilities manager da I-Systems.

O caso da I-Systems exemplifica uma demanda dos trabalhadores latino-americanos: para 97% deles, o escritório é um espaço para conexão e desenvolvimento humano, segundo pesquisa da WeWork.

É preciso que empresas forneçam uma rede de lugares para que os funcionários possam se integrar de modo adequado. Contudo, os espaços precisam ser cômodos e de fácil acesso, pois outro dado dessa pesquisa indica que o tempo médio de deslocamento aceitável pelos profissionais no pós-pandemia é de, no máximo, 30 a 40 minutos. Com isso, uma rede como a Station by WeWork, aliada ao benefício do Workpass, contribui para adequar a cultura das empresas às demandas profissionais atuais, de forma eficiente e rentável.

“Cada empresa precisa encontrar seu próprio modelo de trabalho híbrido e a combinação de ofertas, de acordo com seu tamanho e segmento. Dentro da mesma empresa, haverá mais de uma política de trabalho e elas precisam estar sob constante revisão. A notícia boa é que elas não precisam fazer isso sozinhas e podem contar com parceiros como a WeWork, que possui a tecnologia necessária para auxiliar na definição de políticas de trabalho e fazer o acompanhamento durante todo o processo, oferecendo soluções para todos os cenários,” diz Bruna Neves, chief product officer Latam da WeWork.

Siga o Brazil Journal no Instagram

Seguir