O advogado Emir Calluf acaba de assumir o cargo de presidente da BHP no Brasil.

O executivo está na empresa desde julho de 2020, e no último ano e meio foi vice-presidente jurídico de minerais para as Américas.

Emir Calluf ok

Neste período, Calluf liderou as negociações que levaram ao acordo de R$ 170 bilhões para reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem da Samarco em Mariana, em 2015.

O acordo foi assinado em outubro e homologado pelo STF no mês passado.

Calluf disse ao Brazil Journal que terá três prioridades no cargo: garantir o cumprimento do acordo, “apoiar a retomada da operação da Samarco em sua total capacidade e seguir olhando para o futuro e para as oportunidades de negócios no Brasil.”

Antes de Calluf, a operação da BHP no Brasil era comandada pela neozelandesa Carla Wilson, que foi general manager no País por dois anos e agora vai para o Chile assumir um cargo regional.

A empresa ainda não definiu quem sucederá Calluf como vp jurídico.

De 2017 a 2020, o executivo foi diretor jurídico e de compliance da J&F. Antes disso, trabalhou na International Flavors & Fragrances (IFF) e na Enaex Britanite, grupo industrial que produz explosivos e presta serviços de fragmentação de rocha e escavação de túneis.

A BHP atua no Brasil por meio da Samarco, uma joint-venture 50%-50% com a Vale.