As empresas de ecommerce – Magalu, Via e Americanas – estão liderando as altas da Bolsa hoje, com o mercado atribuindo a oscilação a um movimento técnico.

“O que eu ouvi foi que tem um fundo long-only global comprando essas ações, e como elas estão com muito short, deu uma correria no mercado,” disse um gestor. 

Por volta das 12h15, Magalu subia 9% e era a maior alta do Ibovespa; Via avançava 6,4% e Americanas, 6,1%. 

Das três ações, a Via é a mais “alugada”: a posição alcança 17% do free float. O aluguel com ações da empresa começou a subir no início de abril, quando era inferior a 150 milhões de ações e agora está perto da máxima do ano: 250 milhões de papéis. 

Na Magalu, a quantidade de ações alugadas é de 6% do free float – esse percentual era quase o dobro em março. Na Americanas, o percentual é de 3,80% – no início de julho, ele aumentou de 10 milhões de ações para quase 25 milhões agora. 

Em relação às taxas cobradas pelo aluguel das ações, a Via também lidera, com 3%, seguida de Americanas, com 1% e Magalu, com 0,30%.

Alguns analistas também citaram uma decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo permitindo que o diferencial de alíquota de ICMS no comércio eletrônico seja cobrado apenas em 2023. 

Um gestor disse que o mercado já tinha a expectativa de que essa cobrança fosse jogada para o ano que vem. Para ele, isso ajuda as empresas, mas por pouco tempo. “Acho que a posição vendida é muito alta nessas empresas de varejo, então fica volátil mesmo.” 

Um analista disse que a notícia é boa apenas no curto prazo, “mas como o curto prazo é muito ruim para essas empresas, pode ajudar.” 

Outro analista disse que o mercado vem monitorando esse tema do ICMS de perto. “Quando essa cobrança começar a vigorar, vai ter um impacto de 1% a 2% na margem bruta das empresas, se elas não repassarem isso para o preço. É um percentual relevante para quem tem mais ou menos 5% de margem EBITDA,” disse ele.

“Em um cenário de inflação alta e queda de poder de compra, é ruim ter que aumentar preços. Mas acho que vão conseguir repassar parte disso sim. Ninguém está queimando caixa à toa.”