Guilherme Benchimol escreveu uma carta aos potenciais investidores da XP. 

Na página 138 do prospecto do IPO, ele descreve a trajetória da corretora, fala da cultura da casa e promete que ele e seus sócios não terão outro negócio na vida.

 

Muito do conteúdo já é conhecido do público no Brasil, mas não por investidores internacionais avaliando a empresa pela primeira vez.

 

Abaixo, a íntegra da carta, traduzida:

10861 73574dd6 c244 e7b2 5c8e 8d20d1077cad
“Comecei a XP em 2001 com 24 anos de idade. Na época, tudo que eu tinha era muita coragem e um impulso forte para vencer, sem nenhum suporte financeiro e quase nada de dinheiro. Na realidade, eu tinha acabado de ser demitido e tinha apenas os US$ 2,5 mil que ganhei da minha rescisão. Aluguei uma pequena sala de 25 metros quadrados e comprei alguns computadores usados de um cybercafé que estava fechando as portas. Confesso, meu principal objetivo no começo era não ser demitido de novo, realmente pareceu uma grande aventura. 

Desde então, a XP tem crescido e gerado lucro todos os anos, não tivemos escolha. 

Comecei a aprender a sonhar grande lutando pela sobrevivência, lutando literalmente para convencer nossa primeira funcionária a se tornar sócia da empresa ao invés de ser contratada, porque não tínhamos dinheiro. O desafio não foi simples: nos primeiros meses tudo ficou confuso e os obstáculos foram ficando cada vez maiores. 

Mas sempre acreditei que se fizéssemos a coisa certa para os nossos clientes, colocando seus objetivos em primeiro lugar, eles iriam nos respeitar e nos apreciar com o tempo. As coisas darão certo. 

Colocar os objetivos dos clientes em primeiro lugar não era o approach comum no Brasil. O mercado de investimentos era concentrado em poucos grandes bancos que, na minha visão, não eram focados no cliente. O resultado era que os brasileiros investiam de forma ineficiente, o que limitava sua capacidade de construir riqueza e melhorar sua qualidade de vida. 

A visão de ‘disruptar’ o sistema bancário altamente concentrado e transformar o mercado financeiro brasileiro para melhorar a vida das pessoas é o que nos impulsiona nos últimos 18 anos. Acreditamos profundamente nessa missão. 

Se eu tivesse que escolher duas coisas que nos permitiram chegar onde estamos, eu diria que foi nossa cultura e nosso modelo de partnership meritocrático. 

Competir com os grandes bancos brasileiros não é fácil. Para enfrentar o desafio, precisamos de sócios que compartilhem nossa visão e nosso compromisso com a missão. Eles precisam aderir à nossa cultura, estar alinhados com a empresa a longo prazo e estar dispostos a fazer um esforço extra para alcançar nossos objetivos ousados. 

Ao longo dos últimos 18 anos, eu compartilhei meu sonho com pessoas que eu acredito que são melhores do que eu, e meu sonho rapidamente se tornou o nosso sonho. Trabalhamos juntos de uma forma muito efetiva e harmoniosa como um time focado na missão e em conquistar nossas metas ambiciosas. 

Meus sócios e eu não temos, e não teremos, outro negócio em nossas vidas. Estamos completamente alinhados e comprometidos com o sucesso de longo prazo da companhia. É a nossa missão de vida. Amamos o que fazemos, e vamos continuar trabalhando duro para fazer mais e encontrar maneiras de fazer melhor todos os dias.  

Dez anos atrás, demos as boas vindas a nosso primeiro investimento de um fundo de private equity. Ter investidores institucionais nos fez uma empresa melhor e mais forte, nos ajudando a atualizar sistemas, controles e a governança.

Hoje, estamos prontos para abrir nosso capital. 

Estamos confiantes que nos conectar com alguns dos maiores e mais espertos investidores do mundo é o melhor caminho para darmos o próximo passo de crescimento e capturar as vastas oportunidades à frente. 

Quero enfatizar a todos os potenciais investidores que a métrica chave que nos guia no longo prazo é a qualidade dos nossos serviços e o compromisso com nossos clientes. Esse é o único caminho para atingirmos nossas metas audaciosas e nos tornarmos a maior e melhor companhia de investimentos e serviços financeiros do Brasil. 

Estamos cientes de nossa responsabilidade de gerar resultados financeiros para nossos acionistas, e vemos isso como uma consequência natural de nossa proposta central: “encantar os clientes.”

Estamos muito orgulhosos dessa nova fase que estamos entrando, e continuamos motivados pelo compromisso de ultrapassar obstáculos e tornar o impossível possível. 

Por fim, gostaria de dividir nossos valores. Essas não são apenas declarações escritas nas paredes de nosso escritório. São nosso DNA, a principal crença dentro de cada pessoa na XP, e vivemos por elas todos os dias. 

  1. Sonhar grande: Queremos pessoas que tornem missões impossíveis possíveis e que se sintam motivadas ao confrontar desafios, sempre fazendo a coisa certa e seguindo as regras. 

  1. Cabeça aberta: Abraçamos todas as novas ideias e projetos, e somos ágeis para ajustar o curso e até mesmo parar se elas não estiverem funcionando. Somos humildes no nosso relacionamento com todos os stakeholders, não há nenhuma verdade absoluta. Em nossa visão, essa é uma qualidade que nos permite entender melhor, explorar muitas variáveis e tomar decisões melhores. 

  1. Espírito empreendedor: As pessoas não apenas trabalham na XP, elas ajudam a gente a levar a companhia ao próximo nível e são convidadas a se tornar sócias, se elas forem bem sucedidas. Esse sentimento de dono é o que leva todos a se engajarem em nossos projetos de vida e entenderem todas as responsabilidades de ser um sócio. 


Sabemos de onde viemos. Como todos os empreendedores que começaram do zero, estamos orgulhosos do quão longe viajamos, e muito animados com tudo que ainda temos pela frente. 

Estou 100% confiante que nossa jornada está apenas começando. 

Obrigado por considerar se juntar a nós como investidor.

Guilherme Benchimol.”