Um conteúdo
As vendas no varejo disparam no fim do ano. As tentativas de fraudes, também.
Com golpes cada vez mais sofisticados, as tecnologias de defesa precisam evoluir em velocidade ainda maior para proteger compradores e varejistas.
O IDPay, da Unico, é um exemplo. A ferramenta, criada pelo unicórnio, que é líder em soluções para validação da identidade real, autentica o cliente, por meio da biometria facial, e a titularidade do cartão de crédito, no momento do pagamento online, garantindo segurança e mais vendas.
Essa autenticação do comprador é feita de maneira rápida e simples, sem a necessidade de senhas ou preenchimento de cadastros extensos.
Somente no primeiro ano de existência, o IDPay foi responsável pela aprovação de mais de R$ 1,3 bilhão em compras – valor que teria sido perdido pelo varejo, pois tais pagamentos teriam sido negados, mesmo que fossem feitos pelos titulares dos cartões de crédito.
A rede de varejo Casas Bahia é uma cliente do Unico IDPay, e desde a implementação da solução já observa benefícios significativos.
A empresa teve uma redução de 22,5% nos processos manuais que eram realizados para a verificação de identidades e evitar fraudes.
“Também observamos um ganho de eficiência de 15%, além de termos evitado perdas que teriam chegado a R$ 30 milhões,” disse Luiz Gustavo Puzzello, diretor de prevenção a fraudes do Grupo Casas Bahia.
No infográfico abaixo é possível observar um fluxo de compra no e-commerce e como o Unico IDPay proporciona uma experiência mais fácil para o consumidor, no momento do pagamento, e garante vendas seguras para os varejistas.
Por meio da prova de vida, uma interação ao vivo com a realização de movimentos e poses conforme solicitado no sistema, a identidade real do comprador é autenticada de forma precisa e confiável.
Desse modo, não é necessário apresentar um documento de identificação, nem ficar usando senha da conta corrente, códigos enviados para e-mails ou via mensagens de texto, pois apenas a face da pessoa compradora viabiliza o acesso e a aprovação do pagamento com segurança.
Segundo Paulo Naliato, Chief Growth Officer da Unico, a temporada de compras de fim de ano é muito esperada pelos fraudadores, que se preparam para tornar os golpes ainda mais efetivos durante essa época.
“Sabemos que o varejo se dedica muito para barrar esse tipo de prática, mas não queremos que isso gere frustrações para os consumidores, que eventualmente podem ter uma compra legítima não aprovada,” disse Naliato.
“Por isso, seguimos aprimorando o Unico IDPay para recuperar automaticamente boas vendas, impulsionar resultados, garantir mais receita e mais segurança, cobrando das lojas apenas pelas transações aprovadas.”
Uma forma de tangibilizar a eficiência do Unico IDPay aconteceu recentemente, entre a Black Friday e a Cyber Monday deste ano, quando dois dos maiores varejistas do Brasil tiveram um aumento de cerca de 75% no volume total de transações realizadas na solução (comparado com o mesmo período do ano anterior).
Com isso, essas lojas de móveis e eletrodomésticos tiveram um aumento em termos de compras aprovadas, de 231% e 359%, respectivamente, de GMV.
“Nesse mesmo período, tivemos um crescimento de 63% no volume total de transações no Unico IDPay e conseguimos aumentar em 83% o valor total de compras aprovadas, comparado com o resultado do ano anterior,” disse Naliato. “Estamos satisfeitos, mas estamos apenas começando.”
O Unico IDPay conta com a parceria de milhares de clientes e emissores, incluindo instituições financeiras como Banco do Brasil, C6, Inter, PagBank, Neon, XP, entre outros.
Para mais informações clique aqui.