A 3G Capital, dos brasileiros Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira, está em conversas para comprar a Kraft Foods. kraft

A informação é do The Wall Street Journal.

O valor da Kraft — somando seu valor de mercado e sua dívida — é de 45 bilhões de dólares, sem contar a alta de 15% na ação depois que a notícia saiu agora à noite, com a Bolsa de Nova York já fechada.

Esta é provavelmente a aquisição para a qual a 3G levantou um fundo no ano passado , e seria a primeira aquisição da 3G desde a compra da Heinz em 2013.

Muita gente no mercado apostava que a 3G compraria um spinoff da Kraft Foods, a Mondelez, dona dos chocolates Lacta, dos sucos Tang, dos biscoitos Oreo, dos chicletes Trident e Bubbaloo, das balas Halls, e do fermento em pó Royal. A lista de potenciais alvos é longa.

Na divisão de ativos feita por ocasião do spinoff de 2012, a Kraft reteve as categorias mais maduras, de menor crescimento, e marcas dominantes na América do Norte, enquanto a Mondelez herdou as marcas com perfil de crescimento acelerado, particularmente em mercados emergentes. “Na Kraft, provavelmente tem mais coisa para ser feita do lado do custo, enquanto na Mondelez, o foco é desenvolver mercados,” diz um gestor que conhece as duas empresas.

A Kraft é uma das maiores empresas de alimentos dos EUA, com 22.500 empregados e faturamento anual de 18 bilhões de dólares.