Paula Kovarsky, uma das mais influentes analistas do setor de energia, está deixando o sellside depois de nove anos no Itaú BBA.

A analista, que trabalhou 10 anos na Shell antes de se tornar analista do Itaú, está deixando o banco para assumir o cargo de diretora de relações com investidores da Cosan Limited, a empresa que é listada em Nova York sob o código CZZ e controla a Cosan.

No banco, a cobertura do setor ficará nas mãos de Diego Mendes, que era o No. 2 do time, e Pablo Castelo Branco.

Kovarsky vai para a Cosan num momento de reorganização societária em que o grupo posiciona a CZZ como o veículo de investimento em novos negócios, além da gestão do portfólio atual.

Em seus últimos relatórios, Kovarsky fez uma recomendação de ‘neutro’ para as ações da Petrobras e de ‘compra’ para a Ultrapar, que ela chamou de “uma ação para comprar para os seus filhos”.

Como Ultrapar e Cosan competem furiosamente para mostrar ao mercado quem é mais eficiente na distribuição de combustíveis, Kovarsky, que começa na CZZ em 1 de junho, logo terá que achar uma imagem ainda mais forte para falar das virtudes de seu novo empregador.