A Yum Brands, dona do Taco Bell, KFC e da Pizza Hut, está ampliando seu portfólio com uma hamburgueria ‘gourmet’.

A companhia acaba de anunciar a compra da The Habit Burger, uma rede fundada em 1969 que tem 280 unidades nos Estados Unidos e na China e lidera frequentemente os rankings de melhores hamburguerias dos EUA. 

A Yum está pagando US$ 375 milhões pela companhia em cash — um prêmio de 40% sobre a cotação da The Habit em Bolsa. 

Um dos planos da Yum é internacionalizar a marca, replicando o modelo das outras bandeiras do grupo, que hoje somam mais de 49 mil lojas em 145 países. 

A meta é ambiciosa: multiplicar o tamanho da The Habit por oito, chegando a mais de dois mil restaurantes nos próximos anos. 

Trata-se da primeira aquisição da Yum no segmento conhecido na indústria como ‘fast casual’  um degrau acima do fast food.

 

Os restaurantes dessa categoria também não oferecem serviço de mesa, mas normalmente usam ingredientes mais frescos e elaborados — uma tendência que vem ganhando espaço com a demanda crescente por comida menos processada.

A transação é ainda o primeiro grande movimento do CEO David Gibbs, que assumiu o comando da empresa há pouco mais de um mês, substituindo Greg Creed, que comandava a companhia desde 2015.

No mercado, uma aquisição por parte da Yum já era ventilada há alguns meses.