18 de set, 2023
Gigantes e startups do setor de alimentos investiram nos últimos anos num mercado que parecia incrivelmente promissor: o de carnes e demais produtos feitos à base de plantas. Com tecnologia e inovação, hambúrgueres, leites e diferentes tipos de alimentos imitam o sabor, a cor e a textura de produtos tradicionais feitos com proteína animal.
A pandemia deu um empurrão para esse segmento, sobretudo nos Estados Unidos. Durante o período de isolamento social, consumidores com mais renda disponível e maior disposição de experimentar coisas novas (e que prometiam ser mais saudáveis) fizeram esse mercado crescer rapidamente. Mas o fenômeno durou pouco. E empresas que vislumbravam grandes ganhos com o mercado plant-based estão adequando suas expectativas à realidade.
Foi uma moda passageira? Ou esse mercado ainda tende a crescer? Qual é o verdadeiro potencial? Para os consumidores: produtos que imitam carnes são mesmo saudáveis? O primeiro programa do Insights, novo formato do Brazil Journal Play, discute o assunto com base em estudos, entrevistas e as apostas de companhias como Beyond Meat, JBS, BRF, Fazenda Futuro e A Tal da Castanha.