Médicos, neurocientistas e estudiosos de todo o mundo parecem ter encontrado a resposta para um dos grandes dilemas da vida moderna: como — em meio à rotina exaustiva e a pressão psicológica do mundo digital — manter a cabeça e o corpo saudáveis?

Um dos caminhos é tão simples quanto 1+1: focar na gratidão. 

Os efeitos positivos dessa emoção foram descritos recentemente num artigo publicado por uma associação de ex-alunos de Wharton, que cita diversos estudos comprovando os benefícios (fora de série) de pensar pelo menos uma vez por dia em coisas pelas quais se é grato. 

Um deles, feito no Massachusetts General Hospital, sugere uma relação grande entre o estado de gratidão (estar agradecido pela vida) e a melhora de doenças cardiovasculares. 

Em 2015, neurocientistas comprovaram que pessoas que mantinham ‘um diário de gratidão’ por oito semanas, escrevendo diariamente coisas pelas quais estavam agradecidas, apresentaram redução no nível de vários biomarcadores inflamatórios enquanto escreviam. Além disso, reportaram “menos problemas de saúde, passaram mais tempo se exercitando e tiveram poucos sintomas de doenças físicas.”

Uma pesquisa recente também mostrou que cultivar a gratidão e outras emoções positivas pode gerar uma redução de 23% no hormônios ligados ao stress e um aumento de 100% nos níveis de DHEA/DHEA-S, conhecidos como os “hormônios da juventude.”

Outros motivos para se sentir grato? A emoção te ajuda a dormir melhor à noite; a ter um coração mais forte e saudável; e a evitar um quadro de depressão. 

Se nada disso te convenceu, um estudo da Harvard Medical School mostra que a gratidão torna as pessoas líderes melhores, já que ajuda a “motivar melhor os funcionários a serem mais produtivos.”

Segundo a pesquisa, funcionários que foram reconhecidos pelos seus chefes, com demonstrações de apreciação do trabalho — um simples “obrigado”, por exemplo — fizeram 50% mais prospecções bem sucedidas que aqueles que não tiveram esse tipo de incentivo.

A pesquisa mostrou o que já se sabia intuitivamente: quando os funcionários se sentem valorizados, eles têm maior satisfação no trabalho, se engajam em relacionamentos mais produtivos e se motivam para dar o melhor de si para atingir as metas da empresa.

Apesar da gratidão melhorar a vida, o ser humano nem sempre expressa o que sente. Numa pesquisa de 2012, 90% das pessoas entrevistadas se consideravam gratas por alguma coisa, mas apenas 48% expressavam isso de forma regular. 

Mais: a pesquisa descobriu que as pessoas expressam pouca gratidão no ambiente de trabalho, mas vivem esperando demonstrações de gratidão de seus chefes.