A Alliar acaba de contratar Pedro Aparício como seu novo CFO — em mais uma mudança no C-Level após o empresário Nelson Tanure assumir o controle da rede de laboratórios. 

Aparício é um novato no setor de saúde. O executivo teve passagens pela Raízen, onde ficou cinco anos como gerente financeiro, e pela CVC, onde foi diretor financeiro, de RI e M&As de 2016 até 2020. 

Nos últimos dois anos, ele trabalhou como CFO da Gramado Park, uma companhia de capital privado do Sul do País que opera de hotéis a parques, de restaurantes a empreendimentos residenciais. 

Aparício disse ao Brazil Journal que a ideia da Alliar é ter um time novo de executivos que tenham bagagens complementares de dentro e de fora do setor de saúde, o que vai ajudar a construir “novos modelos de negócio.”

Nas duas companhias, Aparício atuou na captação de dívidas — ajudando a fazer a primeira emissão de debêntures da CVC e a reperfilar as dívidas da Raízen, por exemplo — bem como no desenvolvimento de novos negócios. 

O executivo vai substituir Karla Maciel Dolabella, que renunciou ao cargo há um mês depois de dois anos na companhia. 

Na Alliar, Aparício terá o desafio de melhorar o perfil do endividamento da companhia, alongando os prazos e buscando dívidas com condições mais favoráveis, tanto em preços quanto em covenants

Na semana passada, a Alliar já emitiu uma debênture de R$ 400 milhões para reperfilar a dívida e a companhia pretende fazer novas emissões com esse mesmo objetivo. 

“Estamos olhando de maneira bem mais profunda para essa questão do endividamento,” disse Apáricio. “Mas também vamos focar muito no crescimento orgânico e por M&As e na melhoria da experiência do cliente e do serviço.” 

A contratação vem quatro meses depois da rede de laboratórios contratar Pedro Thompson como seu novo CEO.